O Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) lançarão, nesta terça-feira (2), a campanha “25 motivos para prevenir acidentes de trabalho: essa história não pode se repetir”. Os materiais serão divulgados no Facebook dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), parceiros da iniciativa.
A campanha marca o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, lembrado em 27 de julho, e traz relatos reais de trabalhadores que sofreram esse tipo de acidente. As histórias serão contadas em vídeos curtos e divulgadas até o fim de julho nas páginas oficiais dos tribunais e do CSJT no Facebook.
A série começará com o TRT da 1ª Região, que publicará o primeiro vídeo nesta terça-feira (2). Diariamente, até 27 de julho, outros tribunais também postarão os depoimentos em suas páginas oficiais.
Segundo dados de 2017 da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, mais de 549 mil pessoas se acidentaram no trabalho e registraram os acidentes por meio da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Outras 98,7 mil pessoas também sofreram acidentes, mas as empresas não abriram a CAT. O número é 6,6% menor do que o registrado em 2016, quando ocorreram 585.626 acidentes no país, o que reforça a importância de iniciativas de conscientização.
*Foto: Divulgação/CSJT