A Justiça do Trabalho lançou nacionalmente uma ferramenta eletrônica de apoio às audiências trabalhistas Aud4, desenvolvida pelo TRT-4 (RS). A plataforma usa a mesma linguagem do Processo Judicial Eletrônico (PJe), facilitando a compatibilidade e a comunicação entre os sistemas. O Aud4 promete dar agilidade às audiências por contar com uma interface mais moderna e dinâmica que a atual, do Aud3.6. A ferramenta pode ser acessada diretamente pelo navegador, dispensando a instalação de aplicativos e programas no computador, e também ser usada no modo off-line.
O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Brito Pereira, estimulou todos os TRTs a adotarem o sistema, “que vai agilizar a realização das audiências no primeiro grau”. “A ideia é oferecer tudo que for possível para facilitar a prestação jurisdicional”, disse. A ferramenta foi disponibilizada pelo TRT-4 para os demais tribunais.
Leia mais: Roberta Lima Carvalho é promovida a juíza titular de Vara do Trabalho
AMATRA1 terá representantes em seis circunscrições
Escola Judicial do TRT-1 debate racismo em podcast
Outra novidade da Aud4 é a possibilidade de personalizar e gerenciar autotextos em ferramenta armazenada remotamente, permitindo que o usuário tenha acesso aos modelos em qualquer lugar. O sistema também corrige problemas das versões anteriores, aprimora os formulários para a entrada de dados e indica as funcionalidades mais importantes por meio de ícones que representam as etapas do andamento da audiência.
O Aud4 foi projetado para ser nacional e flexível, capaz de ser adaptado às necessidades de cada TRT. Atendendo à solicitação do CSJT, a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) do TRT-4 o desenvolveu com o apoio do Grupo Nacional de Negócio do PJe e de juízes do Trabalho e secretários de audiências do Tribunal Regional da 4ª Região.
Veja o vídeo de apresentação do Aud4:
*Foto: TRT-4/Flickr