Um novo sistema de vigilância eletrônica foi instalado na sede do TRT-1 e nos fóruns da Lavradio e da Gomes Freire. Inaugurado nesta terça-feira (17/12), o Centro de Monitoramento Integrado (CMI) acompanhará a movimentação em todo o perímetro interno e externo.
Em 90 dias, foram instaladas 153 câmeras novas: 125 na sede e 28 nos fóruns da Lavradio e da Gomes Freire. Na cerimônia de inauguração, o presidente do TRT-1, desembargador José da Fonseca Martins Junior, afirmou que o reforço será útil, tendo em vista os altos índices de violência.
Leia mais: CNJ promove curso ‘Marco Legal da Primeira Infância’, no Rio
Profissões estressantes podem gerar depressão, diz psiquiatra no 'Jornada'
PJe será interrompido a partir desta quinta-feira (19)
O Centro de Monitoramento foi instalado para preservar a segurança dos magistrados, servidores e jurisdicionados, reforçando o que estabelecem as Resoluções CNJ nº 291/2019 e CSJT nº 175/2016. A proposta é conferir mais agilidade na identificação de roubos e furtos e de possíveis atos de vandalismo e terrorismo, possibilitando uma atuação rápida e preventiva da área de segurança.
O vice-presidente do TRT-1, desembargador Cesar Marques Carvalho, destacou a relevância desta iniciativa. “A possibilidade de ter esse controle visual é muito importante e vai nos permitir planejar quais ações podem ser adotadas em prol da segurança no entorno do Tribunal.”
O gestor da Coordenadoria de Segurança (CSEG), Jedaías Ferreira, afirmou que, com a melhora do quadro orçamentário, a ideia é expandir o sistema para outras comarcas. “Dessa forma, poderemos monitorar aqui da sede uma ocorrência em Campos dos Goytacazes.”
*Com informações e foto do TRT-1