Solenidade de posse no TRT/RJ

Nesta quinta-feira, dia 15 de setembro, durante a sessão ordinária do Órgão Especial, realizada no Plenário Délio Maranhão, tomaram posse os juízes substitutos promovidos a titular Derly Mauro Cavalcante da Silva, Marcos Dias de Castro, Cláudia de Abreu Lima Pisco, Cláudia Regina Reina Pinheiro e Danielle Soares Abeijon. As promoções se deram pelos critérios de antiguidade e de merecimento.

Em seu discurso de parabenização, o presidente da Amatra1, André Villela, ressaltou a importância do preenchimento dos quadros do Tribunal, destacando as dificuldades e os desafios que os empossados enfrentarão para a adequação do trabalho nas Varas que passarão a responder. Além disso, apontou a necessidade de um planejamento de ação e convocou a todos para a Semana do TRT, que se realizará em novembro.

“Os colegas hoje empossados têm plena consciência de que o Judiciário vem passando por transformações, inclusive na atuação do juiz, que é o gestor da sua unidade, resolvendo questões de planejamento estratégico. Por isto conhecem as dificuldades e sabem que a solução dos problemas somente é possível com a existência de recursos materiais e humanos necessários. Louvamos a atual administração, que tem tentado corrigir as falhas”, disse Villela, afirmando que é imprescindível a ocupação das vagas em aberto, pois, com o quadro atual, onde 15% dos juízes titulares estão convocados para atender às necessidades do Tribunal, não é possível o oferecimento de uma Justiça a contento.

Presidindo a primeira cerimônia de posse de seu mandato, a desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry corroborou que o Tribunal está se aparelhando para que aconteçam mais promoções, de modo a minimizar o tempo de permanência dos juízes no 1º grau. Para os empossados, frisou que a escolha de seus nomes foi feita não só atendendo ao quesito de quantidade de processos julgados, mas, principalmente, pela qualidade do serviço prestado.

Representando os membros do Tribunal, o desembargador Evandro Valadão saudou os juízes, ressaltando que a responsabilidade de cada um é mostrar ao jurisdicionado a cara do Judiciário e que, na titularidade, é preciso persistir nas virtudes de um bom juiz.

O juiz Marcos de Castro, em nome de todos os empossados, foi contundente ao falar que a atuação de um magistrado deve ser pautada na qualificação da prestação jurisdicional e que é preciso haver aproximação dos cidadãos. “Não se pode encastelar no gabinete. É preciso ir ao conflito e prevenir esse conflito. É preciso trazer a Justiça para todos. Vamos ser a cara do Judiciário e fazer com que essa cara seja confiável. Eu quero sonhar e realizar grandes coisas”, concluiu.

Os juízes empossados assumirão a titularidade das seguintes Varas:

·         Derly Mauro Cavalcante da Silva – 2ª V.T. de Campos dos Goytacazes, em vaga decorrente da aposentadoria do juiz Nilton Rebello Gomes

·         Marcos Dias de Castro – V.T. de Itaguaí, em vaga decorrente da aposentadoria da juíza Comba Porto

·         Cláudia Regina Reina Pinheiro – 1ª V.T. de Macaé, em vaga decorrente da aposentadoria da juíza Sônia Maria Gomes

·         Cláudia de Abreu Lima Pisco – 1ª V.T. de Nova Friburgo, em vaga decorrente da aposentadoria do juiz Hélio Assayag

·         Danielle Soares Abeijon – 1ª VT de Campos dos Goytacazes, em vaga decorrente da aposentadoria do juiz Leydomir Lago