Juízes e Membros do MP se reúnem em ato histórico em Brasília

Cerca de dois mil juízes e membros do Ministério Público se reuniram em Brasília (DF), em 21 de setembro, para o Dia Nacional de Valorização da Magistratura e do Ministério Público, organizado pela Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público da União (Frentas). O ato teve como objetivo mostrar à sociedade a necessidade que as duas categorias têm de ter uma política remuneratória que recomponha as perdas inflacionárias e um sistema de saúde, previdência e segurança adequado.

 

A abertura da mobilização foi feita no Salão Negro da Câmara dos Deputados, que teve a presença de diversos deputados, senadores e jornalistas. Após a cerimônia, os manifestantes seguiram para o Supremo Tribunal Federal (STF), onde foi entregue um manifesto ao presidente, Cezar Peluso, que ficou impressionado com a quantidade de participantes no ato. Segundo o ministro, a intensa participação demonstra a força da pauta do movimento. Além disso, Peluso aproveitou para ressaltar que o STF também luta pelas garantias da magistratura brasileira.


O manifesto também foi entregue ao advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams, que revelou, aos magistrados e membros do MP, que o Governo Federal está preocupado com a situação da economia mundial. Sobre as reivindicações apresentadas, Adams afirmou que é necessário um aprofundamento do diálogo com o Executivo e o Legislativo e que ele se dispõe a ser o interlocutor do debate.

 

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, além de diversos parlamentares, entre eles os presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, Marco Maia, também receberam o manifesto elaborado pelas duas entidades.

 

Na ocasião, a Amatra1 estava representada por 39 juízes associados. Fazendo uma balanço do evento, o presidente da Amatra1, André Villela, diz que foi um sucesso e que as expectativas são positivas, em relação aos desdobramentos das reivindicações. 

 

*** Com informações da Anamatra e foto enviada pelo juiz Marcos Cavalcante