Amatra1, TRT/RJ e Escola Judicial definem detalhes do Fórum de Gestão Judiciária

 

Para traçar o plano de ação do “I Fórum de Gestão Judiciária”, os juízes André Villela e Áurea Sampaio, da diretoria da Amatra1, reuniram-se, na tarde do dia 06 de outubro, com a presidente do TRT/RJ, Maria de Lourdes Sallaberry, e com os magistrados Gustavo Tadeu Alkmim e Roberto Fragale, respectivamente diretor interino e coordenador pedagógico da Escola Judicial do Tribunal.

 

O evento acontecerá em novembro, durante a Semana do TRT/RJ, e terá como objetivo a promoção de debates acerca de temas relacionados às práticas diárias dos magistrados, com foco nas gestões de Pessoas e de Processos. De acordo com a desembargadora Sallaberry, há entusiasmo e otimismo com os resultados que poderão ser obtidos após o evento.

 

“Queremos que os magistrados não só prestigiem o Fórum, mas que participem efetivamente dos debates. Os resultados, certamente, trarão benefícios para todos, incluindo servidores, jurisdicionado e advogados”, ressaltou a presidente do TRT.

 

Destacando a importância da participação dos magistrados nas Comissões Temáticas, o presidente da Amatra1, André Villela, também apontou para o compromisso da Administração do Tribunal com a absorção das práticas que forem julgadas necessárias para melhoria da prestação jurisdicional.

 

Para o desembargador Alkmim, o evento será um momento para unificação de procedimentos e medidas para racionalização dos serviços jurídicos.

 

Inscrições Abertas para o Fórum

 

No dia 1º de setembro, a presidência do TRT/RJ divulgou o Regulamento do “I Fórum Gestão Judiciária: A Justiça do Trabalho no Estado do Rio de Janeiro”, que será realizado de 21 a 25 de novembro, durante a Semana do TRT/RJ. O evento será promovido pelo Tribunal, sob coordenação da Escola Judicial e com a participação da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra1).

 

Todos os magistrados da Justiça do Trabalho fluminense estão convocados para o Fórum, cuja participação requer inscrição (gratuita).


De acordo com o Regulamento, os participantes devem fazer a inscrição mediante envio de mensagem eletrônica para escola.judicial@trt1.jus.br, até o dia 27 de outubro, devendo figurar no campo “assunto” a indicação “Inscrição no I Fórum”.

 

EIXOS TEMÁTICOS:

 

O evento terá como centro condutor questões relacionadas à Gestão Judiciário, estruturado em quatro eixos temáticos e seus respectivos subeixos. Confira:

 

I – GESTÃO DE PESSOAS I – MAGISTRADOS

 

a) Relação Magistrado com usuários internos
b) Relação Magistrado com usuários externos
c) Relação Magistrado e Administração
d) Relação Magistrado com mídia
e) Relação Magistrado – discussão sobre critérios de convocações
f) Relação Magistrado – critérios alocativos de magistrados substitutos
g) Critérios para promoção de Magistrado por merecimento
h) Licenças Médicas

II – GESTÃO DE PESSOAS II – UNIDADES ADMINISTRATIVAS

 

a) Criação de clima motivacional. Liderança
b) Critérios de lotação de servidor
c) Matriz de competências – exigências para nomeação de funções comissionadas e designações de cargos em comissão
d) Processo seletivo interno
e) Avaliação funcional
f) Capacitação
g) Estrutura física das Varas do Trabalho e dos Gabinetes
h) Licenças Médicas

III – GESTÃO DE PROCESSOS I – PROCESSOS JUDICIAIS

 

a) Comando e direção nas audiências
b) Técnicas de negociação
c) Gerenciamento de rotinas da fase de conhecimento
d) Gerenciamento de rotinas da fase de execução
e) Ferramentas tecnológicas
f) Comunicação de atos

IV – GESTÃO DE PROCESSOS II – ADMINISTRATIVOS

 

a) Administração do tempo
b) Gerenciamento das rotinas da Secretaria de Vara e dos Gabinetes
c) Sistemas de comunicação
d) Seções de apoio
e) Direção do Foro
f) Gestão de Tecnologia da Informação

Cada um dos quatro temas será debatido exclusivamente em apenas uma Comissão Temática, mediante a apreciação e deliberação das proposições de diretrizes de ação, que já podem ser encaminhadas pelos participantes. Os autores de proposições estão automaticamente inscritos no evento.

 

No ato de inscrição, o magistrado deverá indicar a Comissão Temática que deseja integrar por dia. A lista de inscritos e a correlata Comissão Temática em que participarão serão publicadas na página eletrônica da Escola Judicial, em 16 de novembro.