Vara do Trabalho de Itaguaí ganha novas instalações

O TRT/RJ inaugurou, na manhã do dia 06 de dezembro, asnovas instalações da Vara do Trabalho de Itaguaí. Resultado de uma parceriaentre o TRT/RJ e o município, a nova sede teve seu prédio construído pelaPrefeitura de Itaguaí e sofreu serviços de adequação, como aumento de cargaelétrica e pintura. O presidente da Amatra1, André Villela, o juiz titular daVara daquele município, Marcos Dias de Castro, e a juíza Márcia Regina Campos,que foi titular da referida Vara, estavam presentes à cerimônia, além de outras autoridades.

O novo fórum trabalhista de Itaguaí possui uma área de538 metros quadrados, número que contrasta com os 180 metros quadradosda antiga sede. O espaço vai abrigar, além da estrutura básica de uma Vara doTrabalho, as salas da OAB, da Segurança, de reprografia, da zeladoria ea futura Seção de Apoio às Varas.

A nova secretaria, com 114 metros quadrados,é duas vezes maior do que a antiga e vai oferecer melhores condições paraservidores executarem suas tarefas. As novas instalações estão em conformidadecom os atuais padrões considerados ideais para a instalação de uma Vara.

Para a desembargadoraMaria de Lourdes Sallaberry, presidente do TRT/RJ, o novo fórum vem restituir adignidade dos servidores e jurisdicionados, que, por mais de 10 anos,conviveram com instalações que seriam provisórias. Por sua vez, o prefeito deItaguaí, Carlo Busatto Junior, ressaltou a parceria que deve haver entre asdiferentes esferas de governo – federal, estadual e municipal –, já que oobjetivo é comum: atender à sociedade.

O juiz Titular da Vara do Trabalho de Itaguaí,Marcos Dias Castro, falou da alegria em receber a nova sede, mas também daresponsabilidade em assumir aquela que é a segunda maior Vara do estado do Riode Janeiro em número de distribuição de processos. “Eu e meus servidores, que nuncafugiram do trabalho, estamos de peito aberto a esta nova missão que nos foidada: trazer uma prestação jurisdicional digna e efetiva, que é o sonho doPoder Judiciário”, concluiu o juiz. Atualmente, a Vara de Itaguaí possui umacervo de cerca de 10 mil processos e, só em 2011, a unidade já recebeuquase 3 mil novas ações.

Além da área que vai ser ocupada pela Vara Única doTrabalho de Itaguaí (1º pavimento), o novo prédio possui uma área de 272,00m²,no 2º andar, pronta e à espera da 2ª Vara do Trabalho, que é objetodo projeto de Lei nº 1.831/2011, em tramitação no Congresso Nacional.

*** Com informações efotos da ascom do TRT/RJ