CSJT – CSJT coordena ações para cumprimento das Metas 2012-2013 da Justiça do Trabalho

O CSJT está coordenando as ações da Justiça do Trabalho no cumprimento das metas gerais e específicas de 2012 e 2013, aprovadas durante o V Encontro Nacional do Judiciário, realizado em Porto Alegre (RS) pelo CNJ, em novembro de 2011. Com base nas metas definidas para 2012, o CSJT elaborou um formulário eletrônico a ser respondido pelos TRTs, de forma a fazer um diagnóstico para avaliar o desafio dos Regionais.

Com o resultado apurado, será realizado, dia 7 de março, a 1ª Oficina de Metas da Justiça do Trabalho, reunião com os gestores de metas dos TRTs, que trarão propostas para o plano de ação a ser definido para toda a Justiça do Trabalho. O documento vai listar as medidas que serão adotadas a fim de implementar as metas de 2012.

De acordo com o secretário-geral do CSJT, Ricardo Lucena, 2011 foi o primeiro ano em que o Conselho participou da elaboração das metas do Judiciário. Do processo participaram, também pela primeira vez, os conselheiros do CSJT e ministros do TST.
Representando a Justiça do Trabalho, o CSJT levou ao CNJ as propostas de metas elaboradas pela Subcomissão de Metas da Justiça do Trabalho. Das 16 propostas apresentadas inicialmente, baseadas em oito temas estratégicos, cinco se tornaram específicas da Justiça do Trabalho, e uma foi aproveitada como meta geral de todo o Judiciário.

O Conselho também acompanhou a execução das metas do ano passado, tendo criado a categoria “Metas nacionais” no Prêmio Excelência, que passou a ser entregue anualmente aos Tribunais que melhor cumpriram o compromisso social retratado nas metas do planejamento estratégico da Justiça do Trabalho.

** Marta Crisóstomo/TST