TRT/RJ – GRACO ENCERRA COM SUCESSO APOIO À 1ª VT/NITERÓI

 

A desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, presidente do TRT/RJ, esteve na 1ª Vara do Trabalho de Niterói nesta segunda-feira (27/2). O objetivo da visita foi parabenizar toda a equipe da unidade pelo trabalho que foi desenvolvido, desde julho de 2011, em conjunto com o Grupo de Apoio Correicional às Varas do Trabalho (Graco).
 
“Estou muito satisfeita com o resultado alcançado pelo Graco, bem como pela equipe da Vara que vestiu a camisa do Tribunal. Houve uma redução de mais de um terço dos processos existentes e sinto orgulho em verificar que as expectativas foram superadas na recuperação da 1ª VT de Niterói”, afirmou a desembargadora presidente do Tribunal.
 
No dia 14 de julho de 2011 o Graco iniciou o auxílio à 1ª VT de Niterói para restabelecer o andamento normal das atividades da Secretaria. A indicação foi publicada por meio do Ato Conjunto nº 5/2011, da Presidência e da Corregedoria.
 
A desembargadora Ana Maria Soares de Moraes, vice-corregedora do TRT/RJ, ficou surpresa com os dados estatísticos alcançados pelo Graco e também parabenizou todos os envolvidos no trabalho.
 
Durante os sete meses de atuação do grupo na 1ª VT de Niterói foram juntados mais de 14 mil petições e expedientes; expedidos mais de mil alvarás e cerca de 1.600 mandados; expedidas mais de 2,5 mil notificações postais e mais de 5 mil por diário oficial.
 
O expressivo trabalho em conjunto também revelou outros números que impressionam: 5,8 mil processos foram arquivados e mais de 12 mil processos receberam despachos judiciais.
 
Até a data de encerramento da atuação do Graco na VT (27/2), estavam zerados os processos para inclusão em pauta de audiência, bem como para expedição de alvarás, mandados, notificações e ofícios. Da mesma forma, era zero o saldo de processos para consulta ao InfoJud e Jucerja e para aquivamento.
 
ATUAÇÃO DO GRACO
 
O Graco é coordenado pela Diretoria-Geral e Corregedoria e sua finalidade é prestar auxílio às Varas do Trabalho que apresentam problemas de atraso nos andamentos processuais. Além disso, também atua quando ocorrem eventos excepcionais e transitórios que resultem em aumento significativo na movimentação processual.
 
Hoje, o Graco conta com quatro equipes. Cada uma delas é composta por cinco servidores, além de um grupo de 10 servidores desempenhando a atividade de elaboração de cálculos judiciais.
 
Atualmente, o Graco está atuando na 2ª Vara do Trabalho de São Gonçalo, na 1ª de Campos dos Goitacazes e na Vara Única de Angra dos Reis.