Mulheres são homenageadas em ato realizado no fórum da Lavradio

Representando as mulheres que atuam na Justiça do Trabalho, a presidente da Amatra1, Áurea Sampaio, foi homenageada durante ato realizado pela Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (ACAT), na manhã do dia 08 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento aconteceu na entrada do Fórum da Lavradio e reuniu membros da ACAT, juízes e funcionárias do TRT/RJ.

Agradecendo a homenagem, Áurea Sampaio destacou a determinação das mulheres que, muitas vezes, precisam conciliar o trabalho com as “profissões” de dona de casa, esposa e mãe. A magistrada também falou das lutas que precisam ser continuadas. “As mulheres avançaram muito no mercado de trabalho, mas ainda resta a fronteira das chefias a ser quebrada: os rendimentos permanecem abaixo dos homens e a formalização também é menor”, salientou ela.
 
Em breves palavras, José Luis Campos Xavier, presidente da ACAT, falou sobre o histórico da data e ressaltou a atuação das mulheres não só no Judiciário, mas em diversas funções, onde assumem cargos de grande responsabilidade. “O Dia Internacional da Mulher representa a força e o poder de cada uma de vocês”, falou o advogado, dirigindo-se às homenageadas.
 
A advogada Moema Baptista, que foi a primeira mulher a presidir a ACAT, prestigiou o ato, assim como a vice-presidente da Associação, Ana Beatriz Bastos. O diretor do fórum da Lavradio, Maurício Pizarro, também falou às presentes, citando a redução da discriminação contra a mulher como uma das conquistas mais importantes, nos últimos tempos.
 
Após as declarações, foram distribuídas rosas às protagonistas do Dia Internacional da Mulher que transitavam pelo fórum. Advogadas, partes, magistradas e servidoras foram agraciadas com o mimo.