Amatra1 prestigia posse de juízes substitutos e titulares

Em Sessão Ordinária do Órgão Especial do TRT/RJ, ocorrida no dia 03 de maio, foram empossados três juízes Titulares e dez Substitutos, em solenidade considerada inédita pela presidente Maria de Lourdes Sallaberry, justamente pela reunião das duas posses em uma única cerimônia.

André Correa Figueira, promovido por antiguidade, e Fernanda Stipp e Ana Paula Bonfante de Almeida, promovidas por merecimento, foram empossados como titulares da 1ª VT de Macaé, da 1ª VT e da 2ª VT de Campos dos Goytacazes, respectivamente.
 
Os aprovados no último concurso público para o cargo de Juiz Substituto concorreram com mais de três mil inscritos e, durante a posse, não esconderam a emoção e o orgulho de terem vencido todas as etapas para estarem ali.
 
Representando o TRT/RJ, a desembargadora Rosana Salim Travesedo fez o discurso de boas vindas aos empossados, destacando as principais características de um bom julgador e as virtudes da carreira de magistrado. “A magistratura é mais que uma carreira, é um dever e uma glória. Mas não tenham pressa, julguem com calma e sejam conciliadores, para tornar mais célere a entrega da prestação jurisdicional”, ressaltou ela, que também proferiu palavras diretas aos titulares, enaltecendo a competência de cada um e lembrando a importância da continuidade do trabalho realizado na Vara, que agora será desenvolvido com chancela própria.
 
O vice-presidente da Amatra1, Paulo Périssé, no ato representando a presidente Áurea Sampaio, saudou os novos e antigos colegas com um discurso focado na importância do papel do juiz na sociedade e nos desafios que a carreira traz. “Somos em torno de cinco mil trabalhadores, entre magistrados e servidores, reunidos com um único propósito: prestar um serviço de qualidade a todos aqueles que dele necessitem. Para alcançar esse fim, não têm sido medidos esforços por parte de todos nós. Jamais, como juízes que são, percam de vista essa dimensão da nossa atividade que, em última análise, faz de cada um de nós, como percebeu Garapon, um guardião das promessas”, disse o juiz.
 
Em nome dos empossados como juízes titulares, André Figueira dirigiu suas palavras aos familiares e aos colegas de trabalho, em um discurso emocionado. "Não somos infalíveis, não somos unanimidades, não somos perfeitos, somos apenas seres humanos, mas visamos à conciliação e buscamos o melhor desempenho. Podem esperar de nós, juízes que sempre atuamos visando à justiça e à paz social, a defesa do Estado democrático de direito", ressaltou o magistrado.
 
O juiz substituto Carlos Eduardo Martins, primeiro colocado no concurso, foi o orador dos novos magistrados. Fazendo uma relação com a promulgação da Lei Áurea, destacou que a referida lei foi debatida, votada e aprovada na Câmara Geral e no Senado do Império, no dia 13 de maio, “mês em que agora, todos nós, assumimos o presente compromisso”. Continuando, disse: “Esse marco histórico representa o necessário respeito aos princípios e valores da condição. Para além de proclamação formal da liberdade, revela-se como imperioso momento de reflexão sobre o elevado compromisso por todos nós assumido de assegurar a mais concreta e imprescindível efetividade aos sonhos e aspirações daqueles que batem as portas do Poder Judiciário”.
 
Os juízes empossados iniciam os trabalhos nesta sexta-feira (04/05). Os Titulares assumirão suas Varas e os novos juízes iniciam o curso de formação ministrado pela Escola Judicial do TRT/RJ.