TRT – SEDIC homologa acordo de grevistas

 

 

A Seção Especializada em Dissídios Coletivos (Sedic) do TRT/RJ, presidida pelo desembargadora do Trabalho Maria de Lourdes Sallaberry, presidente do TRT/RJ e da Sedic, realizou, na tarde desta segunda-feira (28/5), três audiências de conciliação.

Na audiência entre a Servtec Instalações e Manutenção Ltda e o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Nova Iguaçu, as partes apresentaram petição informando a realização de acordo. Os empregados, que trabalham em Belford Roxo e estavam em greve desde o dia 17/5, haviam parado devido ao fato de não haver uma Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) instalada, dentre outras demandas.

Em outro audiência foi discutido o dissídio de greve impetrado pelo Sindicato das Indústrias da Construção, Marmoristas e do Mobiliário de Duque de Caxias, Magé, Nilópolis, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Mangaratiba, Parati, Paracambi, Belford Roxo, Itaguaí e Angra dos Reis (Sincocimo).

Em greve desde o dia 22/5 e representados pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Montagem Industrial, Mármore e Granitos, Mobiliário, Junco e Vime de Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Magé e Guapimirim, os empregados da construção civil foram contratados pelo Município Duque de Caxias para realizar obras. Eles pedem reajuste de 11%, enquanto o sindicato patronal oferece 10%.

Como as partes se mostraram inconciliáveis, a presidente da Sedic recebeu a defesa do sindicato dos trabalhadores e abriu prazo para manifestação do Sincocimo.


As partes tentaram conciliar para acabar com greve

 

PROPOSTA CONCILIATÓRIA PARA ANGRA DOS REIS

Outro dissídio apreciado foi o ajuizado pelo empresa Estaleiros Brasfels Ltda, em Angra dos Reis, que afirmou possuir em torno de 7.500 funcionários e declarou que os trabalhadores estão em greve desde 21/5.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas (entre outras categorias) de Angra dos Reis, Mangaratiba, Rio Claro e Paraty contestou a informação, afirmando que houve apenas um dia de paralisação e que nos outros dias ocorreu falta de transporte da empresa.

A procuradora do Ministério Público do Trabalho, Deborah da Silva Felix, e a presidente da seção sugeriram conjuntamente que fosse remarcada a audiência de conciliação para o dia 05 de junho; que haja uma reunião para uma tentativa de acordo entre a empresa e a comissão de negociação dos trabalhadores no dia 29/5; e que os empregados suspendessem a greve no dia 29/5. A proposta de adiamento foi aceita pelas partes.