CSJT – CSJT presente na Rio + 20

Vai até dia 22/06 no Rio de Janeiro,  a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20. Durante o evento, a Justiça do Trabalho terá um estande com projetos coordenados pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e que serão apresentados a visitantes de mais de 190 países.

Dentre os projetos coordenados pelo CSJT haverá o Guia de Contratações Sustentáveis da Justiça do Trabalho, recém-aprovado pelo Plenário, e que será um dos destaques da mostra. O guia foi elaborado por um grupo de trabalho composto por servidores do CSJT, TST e TRTs. A proposta estabelece critérios para aquisição de bens e para contratação de serviços.

Os programas de sustentabilidade do Conselho, do TST e dos TRTs também serão apresentados na conferência. Um catálogo reunirá informações das atividades e estará disponível em português, inglês e espanhol. Também haverá uma versão em braile e um vídeo legendado sobre o tema. 

Outro projeto que será exibido é o Programa Trabalho Seguro que foi desenvolvido pelo TST e o CSJT visando a prevenção de acidentes de trabalho. O programa foi regulamentado no âmbito da Justiça do Trabalho de 1º e 2º grau mediante a Resolução nº Resolução n. 96/CSJT, de 23 de março de 2012.

Considerado um dos projetos mais importantes do CSJT, o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) será outro destaque na Rio +20. Além da apresentação no estande, na forma de vídeo, folders e catálogo, haverá instalação do módulo de 2º grau do sistema no âmbito do TRT da 1ª Região (RJ). A solenidade será aberta pelo presidente do CSJT, ministro João Oreste Dalazen, no dia 18 de junho, em um dos auditórios do evento.