CSJT – Operários do Mineirão se emocionam em ato por Trabalho Seguro

A Esplanada do Mineirão foi palco, no último dia 22, de um grande ato pelo trabalho seguro. Cerca de 2,5 mil operários que trabalham há um ano e meio na reforma do estádio participaram do evento que tem por objetivo reduzir o número de acidentes nas obras da Copa do Mundo 2014, a partir da conscientização de empresas e  trabalhadores sobre a necessidade de se prevenir os acidentes.
 
Dados do Ministério da Previdência em Minas Gerais apontam a concessão de benefícios decorrentes de acidentes a 71.023 trabalhadores, dos quais 8.098 somente em Belo Horizonte, entre janeiro de 2010 e abril de 2012. "As quedas de altura são os acidentes que mais matam e incapacitam trabalhadores da construção. Vocës devem estar sempre preparados para evitar esse tipo de acidente", destacou o presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen.
 
Ele alertou os trabalhadores para testarem e usarem os equipamentos de segurança durante toda a jornada de  trabalho. Destacou o acidente fatal ocorrido na última semana nas obras do estádio de Brasília, que tirou a vida de um jovem rapaz de 21 anos, que não estava utilizando de maneira adequada os equipamentos de segurança no momento no acidente. "Quem vem para o trabalho deve prevenir-se, cuidar de si mesmo. Porque um vacilo pode significar um acidente." Mas as obras em Minas ostentam um índice bem satisfatório. Nenhum acidente ocorrido desde o início dos trabalhos.
 
O Ato Público pelo Trabalho Seguro na Indústria da Construção insere-se entre as medidas do Programa Trabalho Seguro, desenvolvido pelo Tribunal Superior do Trabalho, Conselho Superior da Justiça do Trabalho e Tribunais Regionais do Trabalho de todos os estados. O Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão) é o quinto a realizar o evento que já passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Cuiabá e Natal. As obras em Belo Horizonte estão sendo realizadas pelo Consórcio Minas Arena S.A.
 
O campeão mundial Bebeto e os jogadores Piazza e Reinaldo alertaram os operários sobre os perigos inerentes a todas as profissões, e incentivaram os trabalhadores a sempre usarem os equipamentos de proteção. Para Reinaldo o evento foi essencial para reforçar a consciência do trabalhador sobre a própria segurança. Bebeto fez um apelo para que se "mude o jogo do acidente de trabalho". "Por favor vamos usar os equipamentos. Cada um aqui tem familiares que precisam de vocês com saúde", enfatizou o campeão mundial.
 
Também foram sorteadas camisas oficiais da Seleção Brasileira (cedidas pela CBF) e bolas de futebol. Todos os operários receberam kit de segurança com cartilha educativa. Eles ainda assistiram o vídeo educativo sobre "Segurança e Saúde na Indústria da Construção no Brasil", produzido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), e o videoclipe "Com prevenção é que se faz", do rapper MV Bill.
 
Trabalhando na construção há 36 anos, o armador Cícero Ferraz, que recebeu das mãos do presidente Dalazen uma camisa da CBF, assinada pelos craques de futebol, conta que nunca sofreu nenhum acidente. O segredo é o cuidado e a vontade de viver. "Eu presto muita atenção no serviço pra não ter acidente. Porque você sabe né, que acidente é fatal. Todo cuidado é pouco. Se distrair um pouquinho já era."
 
Diversas autoridades estiveram presentes, dentre as quais o advogado-geral do estado, Marco Antônio Rebello Romanelli; o secretário extraordinário para assuntos relativos à Copa do Mundo de 2014 do Estado de Minas gerias, Sérgio Barroso; o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda; o presidente da OAB/MG, Luís Cláudio Chaves,  além de diversos magistrados da Justiça do Trabalho e presidentes de entidades sindicais.
 
As obras do estádio estão sendo realizadas pelo Consórcio Minas Arena, que pretende entregar o Mineirão até dezembro deste ano. Belo Horizonte vai sediar seis jogos da Copa do Mundo de 2014.
 
TRABALHO SEGURO
 
Criado pelo Tribunal Superior do Trabalho e Conselho Superior da Justiça do Trabalho, o principal objetivo do Programa é contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil nos últimos anos.
 
A indústria da construção registrou 54.664 acidentes de trabalho somente em 2010. Como o setor está em franca expansão no Brasil, principalmente por causa das obras decorrentes do PAC, Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos 2016, a Justiça do Trabalho desenvolveu o Programa com o objetivo de conscientizar trabalhadores, sociedade e todas as instituições envolvidas de forma promover um meio ambiente de trabalho saudável e seguro.
 
O Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho – Trabalho Seguro tem como gestor nacional o desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, do TRT-MG e como gestores regionais em Minas, o desembargador Anemar Pereira Amaral e o juiz Eduardo Aurélio Pereira Ferri, titular da 8ª Vara do Trabalho de BH. Integram ainda o comitê gestor o Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Advocacia Geral da União e Instituto Nacional da Seguridade Social – INSS.
 
São parceiros do TRT na realização do Ato Público: Sesi/Fiemg, Sicepot – Sindicato da Indústria da Construção Pesada de MG, Sinduscon – Sindicato da Indústria da Construção Civil de MG e Siticop – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada.
 
MINEIRÃO
 
Segundo informações do Consórcio Minas Arena, o Mineirão está com 62% das obras concluídas. O novo estádio vai receber três partidas durante a Copa das Confederações 2013 e seis jogos na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, sendo quatro na primeira fase, uma nas oitavas e outra na semifinal. Atualmente, 2.600 operários trabalham no canteiro. As obras estão previstas para terminarem em 21 de dezembro de 2012.
 
Os operários freqüentam aulas diárias do Curso de Alfabetização, e recebem treinamento específico para a atividade a ser desempenhada. Cerca de 10% dos trabalhadores são detentos que cumprem pena em regime semi-aberto que receberam curso de capacitação para atuarem como eletricistas, carpinteiros, serventes de obra e outras tarefas ligadas a construção civil.
 
O projeto de modernização do Mineirão está incluído no pacote de ações sustentáveis do Governo de Minas para a Copa 2014. Uma das metas da obra é obter a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (Leed), que atesta a arena como um empreendimento ambientalmente sustentável. Há reaproveitamento de 90% dos resíduos gerados na construção do reservatório para água da chuva, as madeiras utilizadas são doadas a artesãos do estado para produção de arte popular, e há utilização de energia solar.
 
A terceira e última etapa da obra se destaca pelo início da montagem da cobertura do estádio. As novas treliças tubulares de aço vão receber uma membrana translúcida e auto-limpante em sua parte superior. O material, feito de dióxido de titânio, permite melhor passagem de luz natural e oferece maior resistência contra intempéries, além de ser mais econômico. A cobertura está sendo instalada para proporcionar maior segurança e conforto a todos os visitantes da nova arena.
 
A estrutura atual será expandida em 26 metros com a instalação das treliças para proteger os assentos mais próximos do Gramado. Outro avanço do cronograma é o início da construção da chamada Via de Integração, que vai conectar o Mineirão com o Mineirinho (estádio poliesportivo que fica a poucos metros do estádio de futebol).
 
A esplanada, outra construção na parte externa, está com 93% dos pré-moldados instalados. Do lado de dentro, a arquibancada inferior está com 64% de sua construção concluída. Os camarotes também já começaram a mudar o cenário da obra, bem como a construção dos banheiros e bares.