TST – Corregedor-geral disse que e-Gestão torna as correições mais realistas

O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Barros Levenhagen, afirmou nesta quarta-feira (27) que o Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho (e-Gestão) torna as correições muito mais realistas. "Com os dados já disponibilizados, se tem uma ideia de como está a situação e se prioriza uma correição neste ou naquele regional ou Vara do Trabalho, quando o corregedor regional ou geral detecta algum percalço correcional", explicou durante a reunião técnica da quarta e última etapa para a implantação do e-Gestão de Primeiro Grau, realizada no Tribunal Superior do Trabalho.

O e-Gestão é um sistema que tem como objetivo fornecer à Justiça do Trabalho, em todos os níveis, informações atualizadas sobre a estrutura administrativa e a atividade judicante de primeiro e segundo graus.

Levenhagen  afirmou que o e-Gestão serviu de "forma excepcional" para o recolhimento de dados nas últimas correições realizadas. O que, de acordo com ele, vem tornando o trabalho mais fácil e rápido. "Já é exitoso e é o único nos ramos do Judiciário. Nenhum deles possui esse sistema que facilita sobremaneira o trabalho."

A partir de primeiro outubro, os Tribunais serão oficiados para que solicitem a substituição dos boletins pelo e-Gestão de Primeiro Grau. Levenhagen espera que até março do próximo ano, quando deixa a Corregedoria, todos os Regionais já utilizem totalmente o sistema.

O desenvolvimento e a implantação do sistema estão sob a responsabilidade de um Comitê Gestor Nacional, integrado por juízes de primeiro e segundo grau e assessores técnicos da área judiciária, de tecnologia da informação e de estatística, sob a coordenação da Corregedoria-Geral.