Amatra1 prestigia posse dos novos desembargadores do TRT/RJ

Na tarde do dia 28 de junho, aconteceu, no Plenário Délio Maranhão, a sessão solene de ratificação e posse dos novos desembargadores do TRT/RJ, Roberto Norris e Cláudia Souza Gomes Freire. A presidente da Amatra1, Áurea Sampaio, participou da cerimônia, que também foi prestigiada por autoridades, familiares e amigos.
 
Após serem conduzidos às suas bancadas pelos desembargadores Luiz Augusto Pimenta de Mello, Miriam Lippi Pacheco e Evandro Valadão Lopes, os empossados foram condecorados com a medalha Grã-Cruz da Ordem do Mérito Judiciário, entregue pela presidente do Tribunal, desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry.
 
Para saudar o desembargador Roberto Norris, falando em nome dos demais magistrados, Pimenta de Mello destacou a trajetória profissional de Norris, apontando para “o brilhantismo e inegável capacidade intelectual” do colega. Citando os ensinamentos do influente advogado italiano Piero Calamandrei, desejou sucesso na nova fase profissional do empossado, chamando-o para reflexão quanto à questão do equilíbrio entre o espírito de independência para com os outros e o espírito de humildade para consigo próprio, preconizada pelo jurista.
 
Dando sequência à cerimônia, o desembargador Rogério Lucas Martins ficou a cargo dos cumprimentos a Cláudia Freire, sua amiga há mais de trinta anos. Muito emocionado, lembrou do caminho acadêmico e profissional que trilharam juntos, citando lugares, pessoas e situações que os fizeram perseguir o sonho da magistratura. “Meus olhos veem a menina que conheci nos tempos de faculdade. Sabemos que não podemos congelar o tempo, mas podemos viver das memórias”, disse ele, acrescentando a satisfação que será “ter sua companhia, sempre preciosa, ao meu lado”.
 
Destacando o papel atual do juiz, de acompanhar os avanços sociais e primar por uma sociedade mais justa, e ressaltando o novo perfil da magistratura fluminense, a presidente da amatra1, Áurea Sampaio, afirmou que a vasta experiência de ambos os desembargadores contribuirá para uma trajetória de êxito do tribunal. “Os desembargadores ora empossados são juízes há  20 anos e bem conhecem a historia do nosso Tribunal. Se há bem pouco tempo o TRT/RJ era alvo de críticas, hoje é sinônimo de excelência e inovação, reconhecidas publicamente com o Prêmio Excelência recebido ontem. Vocês ingressam, hoje, em um Tribunal renovado e modernizado. Desejo aos colegas desembargadores pleno sucesso”, ressaltou ela.
 
Em seu discurso, Roberto Norris corroborou o compromisso de exercer o cargo com seriedade e, mostrando apreço aos colegas de carreira, dirigiu-se aos juízes de primeiro grau, dizendo que jamais esquecerá o período em que trabalhou nas Varas. O momento também foi de agradecimento aos familiares pela ajuda e compreensão dispensadas ao longo de seus anos de magistratura. Sua amizade com a desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry também foi lembrada, assim como os ensinamentos do decano Pimenta de Mello.
 
Também visivelmente emocionada, Cláudia Freire não conteve as lágrimas ao falar sobre seu pai, sua família, seus mestres, amigos e, principalmente, seu marido, em quem depositou muitos agradecimentos, pelo apoio incondicional para que não desistisse da carreira. Falou sobre as alegrias da carreira, de sua época de advocacia e também não poupou elogios ao amigo Rogério Lucas. Registrando o orgulho de sua nomeação, homenageou o desembargador Luiz Carlos Teixeira Bonfim, de quem herdou a vaga. “Tomo posse na vaga deixada pelo prematuro falecimento do estimado desembargador. Muito me orgulho disto e espero estar a altura de tão culto e diligente magistrado", concluiu a empossada.
 
Também estavam presentes à posse, o advogado Ricardo de Oliveira Menezes, representando o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous; José Luís Campos Xavier, presidente da ACAT; e Fernando Gragoso, presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), além de associados da Amatra1.
 
Sobre os novos desembargadores
 
Claudia Souza Gomes Freire foi promovida por merecimento em vaga recorrente do falecimento do desembargador Luis Carlos Teixeira Bonfim. Carioca, é graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo trabalhado no Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas do Município do Rio de Janeiro, no Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Município do Rio de Janeiro e no escritório de advocacia Law Offices Carl Kincaid. Magistrada do TRT/RJ, desde 1992, atuou como juíza Substituta até 1994, quando tornou-se Titular da 3ª Vara do Trabalho de Nova Iguaçu. Desde então foi juíza Titular, ainda, das 26ª, 53ª e 76ª Varas do Trabalho do Rio de Janeiro, juíza Convocada para atuar na 2ª instância em 2008 – atuando nas 1ª, 5ª e 9ª Turmas – e componente da Seção Especializada em Dissídios Individuais 2 (Sedi2) a partir de 2010.
 
Empossado pelo critério de antiguidade em decorrência da aposentadoria da desembargadora Maria José Aguiar Teixeira Oliveira,Roberto Norris é graduado em Direito pelo Centro Superior de Ciências Sociais de Vila Velha, pós-graduado pela Fundação Carlos Chagas, mestre em Direito pela Universidade Gama Filho e doutorado em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP). Ingressou na magistratura em 1992, tendo sido juiz Substituto até 1994, quando assumiu a titularidade da 34ª VT/RJ. Em 2007, tornou-se titular da 78ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, estando lá até hoje.