Morre o jurista Arnaldo Süssekind

 Grande nome da Justiça do Trabalho, Arnaldo Süssekind, jurista que construiu sua história junto com a consolidação do direito trabalhista no Brasil, faleceu na manhã do dia em que completaria 95 anos (09/07). Sempre ativo, trabalhou até os últimos dias de vida, atuando como consultor jurídico da Vale e Conselheiro de Mesa da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

 
Sempre preciso nas datas e nomes, lembrava de cada detalhe do momento em que foi convidado a integrar o grupo que seria responsável por redigir a CLT, em 1942. O convite foi feito pelo então ministro do trabalho, Marcondes Filho.
 
Na década de 60, foi Ministro do Trabalho e Previdência Social, no governo Castello Branco, atuou como Procurador-Geral da Justiça do Trabalho e foi presidente do Conselho Editorial de importantes periódicos brasileiros, além de patrono dos Advogados Trabalhistas.
 
Considerado um ícone do Judiciário trabalhista, foi ministro do Tribunal Superior do Trabalho, de 1965 a 1971. Fez parte da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, da Academia Iberoamericana de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social, da Acadamia Luso-Brasileira de Direito do Trabalho, de mais 18 associações culturais e científicas nacionais e estrangeiras e da Comissão de Peritos da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra.
 
O corpo do ex-ministro está sendo velado no Centro Cultural do TRT/RJ.