TRT – TRT-RJ inicia nova etapa de treinamento para o PJe-JT

Começou nesta segunda-feira (30/7) a nova fase de capacitação dos servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) para utilização do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho – PJe-JT. O intuito é preparar multiplicadores para que possam, futuramente, repassar a forma de uso da nova ferramenta.

As aulas, realizadas na sala de informática da Escola de Administração e Capacitação de Servidores (Esacs) do TRT-RJ, têm como público-alvo, neste momento, os servidores das Varas do Trabalho de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro, as próximas onde o PJe-JT deve ser instalado. A diretora da 4ª VT de Duque de Caxias, Clara Helena Santos Pinto, estava otimista: “acredito que o PJe-JT facilitará o trabalho das Secretarias, e a capacitação dos servidores será vital para o sucesso do projeto. É mais um desafio a ser superado, mas já que estamos acostumados com mudanças, tiraremos esta de letra”, atesta.

O curso, dividido em cinco aulas distribuídas ao longo de duas semanas, entre teoria e prática, tem como instrutores os diretores de Secretaria Lorena Moronoi Girão Barroso e Sandro Soares da Cruz, da 48ª e 7ª VT do Rio de Janeiro, respectivamente. “Comparativamente, nas Varas do Trabalho de outros Regionais, em apenas três meses não havia mais audiências na fase de conhecimento em processos físicos. Sendo assim, a perspectiva no resultado positivo rápido proporcionado pelo PJe-JT é a melhor possível”, afirma Lorena.

O PJe-JT já está modificando a rotina de outras unidades, além das próprias Varas do Trabalho. Prova disso é o fato de servidores da Corregedoria do TRT/RJ estarem também participando do curso de capacitação. Isso porque será realizada a primeira correição em uma VT da 1ª Região com processos digitalizados. “Em agosto realizaremos a correição ordinária na VT de Três Rios, que já conta com aproximadamente 100 processos eletrônicos. Sendo assim, estamos participando do curso para nos ambientarmos com as mudanças provocadas pelo novo sistema”, salienta Eduardo Ferreira de Oliveira, em companhia de Gisele Capra, ambos servidores da Corregedoria.

2º grau

Já no dia 31/7, começa a nova etapa de treinamento dos servidores da 2ª instância que trabalham nos gabinetes. Uma parte desses servidores já foi treinada nos meses de maio e junho, com vistas à implantação do sistema na 4ª Turma e na Seção Especializada em Dissídios Individuais II. Essas unidades receberam o PJe em 18/6 e 2/7, respectivamente.

A Resolução CSJT Nº 94/2012 prevê que o ingresso no sistema de cada uma das classes processuais da 2ª instância deverá ser concluído em, no máximo, 90 (noventa) dias. Por isso, em breve todo o 2º grau do TRT-RJ deve estar pronto para trabalhar com o processo eletrônico.