TST – Plenário do TST recebe nome de Arnaldo Süssekind

O principal plenário do TST receberá o nome Sala de Sessões Arnaldo Lopes Süssekind , uma homenagem ao jurista, falecido no último mês.

A proposta, do presidente do TST e CSJT, João Oreste Dalazen, foi aprovada à unanimidade pelos ministros presentes à Sessão Extraordinária do Tribunal Pleno, realizada no dia 06 de agosto. A nominação será realizada em solenidade que irá homenagear o relevante trabalho desenvolvido por Arnaldo Süssekind durante os mais de 50 anos de carreira.

Figura emblemática

Considerado uma das figuras mais emblemáticas do Judiciário trabalhista, o jurista tinha apenas 24 anos quando, em 1942, atuou na redação da CLT. Foi ministro do Trabalho e Previdência Social no governo Castello Branco, de abril de 1964 a dezembro de 1965, procurador-geral da Justiça do Trabalho e ministro do Tribunal Superior do Trabalho de 1965 a 1971. Patrono dos advogados trabalhistas, Süssekind integrou a Comissão de Peritos da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e fez parte da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, da Academia Iberoamericana de Direito do Trabalho e da Seguridade Social, da Academia Luso-Brasileira de Direito do Trabalho e de mais 18 associações culturais e científicas nacionais e estrangeiras, além de presidir conselhos editoriais de importantes periódicos brasileiros.

Entre diversos prêmios, recebeu o Teixeira de Freitas, pelo Instituto dos Advogados do Brasil, e mais de 40 condecorações nacionais e estrangeiras. Participou de quase 200 congressos nacionais como conferencista ou autor de teses e de conferências internacionais, além de ter escrito cerca de 20 livros jurídicos, totalizando 29 volumes e 41 opúsculos (pequenas obras), e mais 26 títulos coletivos.