TRT/RJ – Escola Judicial preparará magistrados para o PJe-JT

 

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região deu mais um importante passo para a instalação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) em todo o 2º grau. A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (EJ1) está finalizando as obras da sala de treinamento para desembargadores e juízes, totalmente computadorizada, contendo 20 estações de trabalho, cada uma com dois monitores – um para o lançamento das decisões e outro para visualização dos processos virtuais.

O objetivo da obra foi atender a uma necessidade da Escola em modernizar suas instalações e se tornar, em conjunto com o Comitê Gestor Regional do PJe-JT, apta a capacitar magistrados de 1º e 2º graus do TRT/RJ para o uso prático do sistema. “A Escola Judicial da 1ª Região buscou se estruturar para que o juiz possa operar o PJe-JT dentro de todas as virtualidades que o sistema oferece. A EJ1 tem noção da importância do momento de transformação pelo qual passa a Justiça do Trabalho com a chegada do processo eletrônico”, enfatiza o diretor da Escola, desembargador Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha.

O cronograma de treinamentos seguirá o do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Sendo assim, a partir da semana que vem, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) vai começar a disponibilizar o curso à distância de PJe-JT para o TRT/RJ. O treinamento dos desembargadores e dos juízes Convocados tem como previsão de início a segunda quinzena de agosto. O intuito é preparar todo o 2º grau até o dia 18/9, data prevista pelo CSJT para a instalação do PJe-JT em toda a segunda instância na 1ª Região.