TRT5 – Coleprecor: valorização da magistratura abre as atividades de hoje

Sob coordenação do presidente do TRT da 15ª Região (Campinas-SP), desembargador Renato Buratto, teve início na manhã desta quinta-feira (9) a 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST) em Brasília. Entre os presidentes e corregedores de TRTs presentes estavam a desembargadora Vânia Chaves (presidente) e o desembargador Valtércio Oliveira (corregedor), ambos do TRT da Bahia.

A campanha nacional pela valorização da Magistratura do Trabalho encabeçada pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) abriu as atividades do dia, com uma explanação do presidente da instituição, juiz do Trabalho Renato Henry Sant’Anna. Desde 2011, a Anamatra, em parceria com as Amatras, vem organizando ações em prol da valorização da magistratura, com foco em segurança, saúde, previdência e remuneração.

Sant’Anna apresentou mais uma etapa da campanha, intitulada ”Juiz do Trabalho: sempre ao seu lado”, que foi lançada no último dia 3 de agosto, no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Utilizando-se de estratégias de comunicação, a campanha tem como objetivo promover a valorização da magistratura trabalhista e aproximar o magistrado da sociedade. ”A campanha terá duração de um ano e será dividida em três fases, com a realização de eventos que promovam a interação com a população e a divulgação de peças publicitárias em veículos de comunicação de massa”, ressaltou Sant’Anna. A campanha conta com um hotsite, onde é possível assistir a vídeos que esclarecem dúvidas trabalhistas.

ACESSO À JUSTIÇA – A presidente e corregedora do TRT da14ª região (RO/AC), desembargadora Vania Maria da Rocha Abensur, vice-coordenadora do Coleprecor, entregou oficialmente ao desembargador Buratto, a Carta de Serviços ao Cidadão, publicada em linguagem braile, que está sendo utilizada em seu Regional. A ampliação do acesso à Justiça e as práticas adotadas pelo TRT da 14ª também foram apresentadas em vídeo, posteriormente distribuído, em formato DVD para todos os magistrados.