TST – TST realiza posse solene de Hugo Scheuermann e Alexandre Belmonte

Ocorreu, ontem (22/08), a posse solene dos dois novos ministros do Tribunal Superior do Trabalho, Hugo Carlos Scheuermann e Alexandre de Souza Agra Belmonte. O evento foi conduzido pelo ministro João Oreste Dalazen, presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e contou com a participação dos ministros do TST.

Estiveram presentes autoridades como o procurador-geral do Trabalho, Luis Camargo; o presidente da OAB, Ophir Cavalcante Júnior; o advogado-geral da União, Luis Inácio Lucena Adams; o núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D`Aniello e o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, desembargador João de Assis Mariosi.

A cerimônia foi de ratificação de posse, pois a solenidade formal foi realizada em julho. No evento de hoje, os ministros leram o compromisso e assinaram o termo de posse. Eles foram agraciados com a medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no Grau Grã-Cruz.

A posse foi prestigiada por grande plateia composta de familiares e amigos dos empossados, além de desembargadores, juízes, parlamentares, procuradores, advogados e outras autoridades.

Os novos ministros ocupam as vagas reservadas à magistratura abertas com a nomeação da ministra Rosa Maria Weber para o Supremo Tribunal Federal (STF) e a aposentadoria do ministro Milton de Moura França.

Na nova composição do TST, o ministro Scheuermann integra a Primeira Turma, e Belmonte, a Terceira. Os dois participam ainda da Subseção 2 Especializada em Dissídios Individuais (SDI-2). Confira aqui a composição atualizada das Seções Especializadas e das Turmas do TST.

Ministro Alexandre Agra Belmonte Ministro Hugo Carlos Scheuermann     

Ministros

Alexandre de Souza Agra Belmonte (acima à esquerda) era integrante do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ). Nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e graduou-se Bacharel em Direito pela Universidade Gama Filho. É pós-graduado em Direito Privado Aprofundado pela Universidade Federal Fluminense (UFF).  Em abril de 1993 foi aprovado como primeiro colocado no concurso para juiz do Trabalho substituto. E promovido, por merecimento, a desembargador do TRT1.

Hugo Carlos Scheuermann (D) foi desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS). Nasceu em Três Passos (RS) e começou sua carreira profissional bem jovem como office-boy. É graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Em 19 de abril de 1989 tomou posse no cargo de juiz do Trabalho substituto e depois foi promovido por merecimento para o Tribunal Regional do Rio Grande do Sul.