Presidente da Anamatra fala da aprovação do boicote à Semana de Conciliação

 

Durante o XXVI EMAT, o presidente da Anamatra, Renato Henry Sant´Anna, convocou uma reunião com os associados para falar sobre as propostas de mobilização e protesto em prol da recomposição dos subsídios dos magistrados, as quais foram discutidas em assembleias realizadas pelas Amatras de todo Brasil. Ele informou que foi rejeitada a paralisação de duas semanas, nos meses de outubro e novembro, mas que, por maioria, o boicote à Semana de Conciliação foi aprovado.
 
Desta forma, Sant´Anna explicou que, no período de 07 a 14 de novembro, quando acontecerá a Semana de Conciliação, os juízes devem realizar as audiências, mas fazer a homologação dos acordos apenas na semana seguinte. A ideia é que o índice de conciliações, divulgado pelo CNJ, fique zerado.
 
Outra proposta aprovada foi a de continuidade das negociações com o Supremo Tribunal Federal e com o Congresso Nacional, com o intuito de se alcançar o percentual de 30% de reajuste sugerido pela categoria.
 
A iniciativa de mobilizar a magistratura trabalhista se deu, porque o reajuste de 15,8% em três parcelas anuais, proposto pelo Executivo, além de não repor as perdas inflacionárias passadas, impede qualquer negociação relativa ao tema  nos próximos três anos.