Amatra1 acompanha visita de estudantes no TRT/RJ

 

Na manhã do dia 02 de outubro, 27 alunos do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Jornalista Tim Lopes, visitaram as instalações do prédio-sede do TRT/RJ e as Varas do fórum da Rua do Lavradio. A iniciativa, que recebeu o apoio da Amatra1, fez parte das comemorações pelo Dia das Crianças, organizada pela Comissão de Responsabilidade Socioambiental do Tribunal. Os estudantes foram recebidos pelas desembargadoras Maria de Lourdes Sallaberry e Maria das Graças Paranhos, pelos juízes Marcelo Segal e Áurea Sampaio, e por servidores.

No início da visitação, Marcelo Segal, titular da 26º VT, explicou o funcionamento da Justiça do Trabalho e todas as fases de um processo. Depois, os estudantes conheceram o setor de distribuição de processos e presenciaram audiências reais na 31ª VT e na 34º VT, onde os juízes Lúcia Maria Motta e Flávio Alves Pereira também falaram sobre o trabalho de um magistrado. Em uma pausa para lanche, o qual foi fornecido pela Amatra1, o grupo "Servidores em Cena" apresentou um sarau de poesias e um número de dança, além de terem distribuído brindes.

Já no prédio-sede, a presidente Maria de Lourdes Sallaberry recebeu os estudantes e, após explicar a função da 2ª instância do Tribunal, falou sobre o Programa de Estágio de Nível Médio, que seleciona estudantes para atuarem nas Varas. De acordo com a magistrada, o colégio Tim Lopes terá 30 vagas das 100 que serão abertas para a prova de seleção.

Finalizando a visita, os estudantes puderam assistir a uma sessão da 2ª Turma e conhecer o Plenário Délio Maranhão, onde acontecem as sessões do Órgão Especial e do Tribunal Pleno.

Para a professora Vanessa de Oliveira, uma das que acompanhou o grupo, esse tipo de iniciativa é um incentivo para os alunos e fundamental para que tenham uma visão do mundo e maior noção da realidade. Já para Bruno Ferreira, também da escola, a acolhida do Tribunal foi importante para que todos ali tirassem a impressão de que a Justiça é sisuda e fechada.