TST – Seminário Trabalho Infantil amanhã no Facebook

Discutir com a sociedade o tema trabalho infantil é o principal objetivo da série de debates que será realizada no Tribunal Superior do Trabalho nos próximos três dias. De 9 a 11 de outubro, militantes do combate à chaga denominada trabalho infantil, autoridades do executivo, legislativo e judiciário, acadêmicos e imprensa estarão reunidos em Brasília para propor novos rumos na luta contra a exploração de milhares de crianças e adolescentes brasileiros. O Seminário Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho será transmitido pelo Facebook.

A cada dia um verdadeiro exército de meninos e meninas menores de 14 anos deixa de brincar e estudar para exercerem o papel de provedores de seus lares. Juntamente com os pais marcham rumo ao trabalho em troca, na maioria das vezes, de poucos reais. A realidade encobre um cenário de extrema pobreza, quando não de verdadeira miséria.

São mais de 3,6 milhões de crianças e adolescentes trabalhando em todo o país, segundo dados da última PNAD (Pesquisa Nacional por amostragem domiciliar do IBGE,2011). No topo do ranking de exploração estão São Paulo (510.276), Minas Gerais (394.292) e Bahia (363.609).

As dificuldades enfrentadas por essas crianças serão retratadas na exposição "Às vezes criança", do fotógrafo Sérgio Carvalho, uma das novidades do evento. E o ativista indiano Kaylash Satyarthi, que já libertou mais de 60 mil crianças do trabalho infantil, abre o seminário na noite desta terça-feira (9). Kaylash é fundador-presidente da Marcha Global contra o trabalho infantil e da Coalização Sul-Asiática sobre escravidão infantil.

Entre os temas em discussão estão a proteção integral da criança e do adolescente; desafios para erradicação das piores formas de trabalho infantil; trabalho doméstico, esportivo e artístico. A competência para autorização judicial para o trabalho de menores de 14 também será alvo de discussões.

As inscrições ainda podem ser feitas pelo portal onde também são encontradas diversas informações sobre o tema, como dados nacionais, entrevistas, artigos e notícias.