CSJT – Paraná instala sistema nacional de processo eletrônico nesta sexta

O Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) será instalado, hoje (19/10), no âmbito da 9ª Região (Paraná).  O sistema, que é nacional, foi concebido para unificar todas as instâncias da Justiça do Trabalho e, futuramente, estará conectado a outros segmentos do Poder Judiciário, conforme padrão adotado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Trata-se de um sistema único para todo o Brasil, que permite a execução de atos processuais pela internet. “A construção desse sistema nacional e unificado possibilitará unidade, economia e efetividade”, afirma o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen.

O lançamento do PJe-JT no Paraná ocorrerá às 10h, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região em Curitiba. A Vara do Trabalho de Pinhais, que também atende ao município de Piraquara, foi escolhida para ser a primeira unidade do estado a usar a ferramenta em 1º grau. Já o módulo de 2º grau será utilizado inicialmente para recebimento de mandados de segurança impetrados no TRT.

O sistema nacional será usado apenas para novas ações trabalhistas. Processos antigos, em papel ou que tramitam por sistema local, permanecerão da mesma forma até serem concluídos. No PJe-JT, os advogados necessitarão da certificação digital, que garante a integridade do sistema.

O TRT-PR será o 19º Regional a instalar o PJe-JT, que já funciona em 55 Varas do Trabalho de diferentes estados. O tribunal paranaense é um dos grandes parceiros do projeto. Pelo menos uma dezena de servidores auxilia, em tempo integral, a equipe de 50 servidores que desenvolve as funcionalidades do processo eletrônico trabalhista em Brasília, sob a supervisão do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Uma das grandes contribuições do TRT foi o conceito do editor estruturado, com campos de preenchimento e busca, que facilitam a edição de decisões.

A capacitação de servidores, magistrados, advogados e outros usuários do PJe-JT também é prioridade  da equipe paranaense, que terá a tarefa de, até o fim de 2012, implantar o sistema em outras 22 Varas do Trabalho nos seguintes municípios: Araucária (29/10), Colombo (30/10), Irati (05/11), Ponta Grossa (12/11), Castro (19/11), Apucarana (26/11), Cornélio Procópio (03/12), Cascavel (10/12)  e São José dos Pinhais (17/12).

Saiba mais sobre o PJe-JT em: www.csjt.jus.br/pje-jt

(Patrícia Resende/CSJT)

Serviço:
Cerimônia de instalação do PJe-JT no TRT-PR
Dia 19/10, às 10h.
Local: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528, Centro, Curitiba