Anamatra – Campanha “Juiz do Trabalho: sempre ao seu lado” chega a São Paulo

O bairro do Pari sediou no domingo (21/10) o lançamento da campanha “Juiz do Trabalho: sempre ao seu lado” em São Paulo. O evento aconteceu na Escola Estadual Frei Paulo Luig e contou com o apoio da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo por meio Programa Escola da Família.

“Nossa campanha tem por objetivo a aproximação entre o Judiciário e a sociedade: onde houver um trabalhador e um empregador, haverá um juiz do trabalho. Um dos pilares da campanha é cidadania qualificada, a formação do cidadão. Um cidadão de verdade se forma na escola, com o conhecimento sobre os seus deveres e direitos. O Poder Judiciário está ao alcance de cada um e para que isso aconteça todos precisam saber exercer, na plenitude, sua cidadania”, anunciou a juíza Sandra Bertelli, diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, que representou a entidade na ocasião juntamente com a diretora de Comunicação, Cléa Couto.  

“O local escolhido é simbólico, pois o bairro é dominado pela comunidade boliviana, onde há grande incidência de trabalho escravo. Estamos aqui para alertar população de que existem direitos que devem ser respeitados por empregados e empregadores”, disse a juíza Patrica Almeida Ramos, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região (Amatra 2–SP).

Durante todo o domingo, dezenas de juízes do Trabalho estiveram à disposição da comunidade do bairro para esclarecer dúvidas que envolvem as relações de trabalho e os direitos trabalhistas. Além disso, a Cartilha do Trabalhador e a Cartilha do Direito Internacional do Trabalho, materiais gráficos do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, foram distribuídas aos alunos e também aos cidadãos que passaram pela escola.  “Estamos muitos feliz de participar deste evento, que tem o sentido de aproximar o Judiciário do Cidadão”, ressaltou Maria Helena Berlinck, responsável pelo Programa Escola da Família da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo.

Além do esclarecimento de dúvidas, os participantes do evento puderam assistir a uma  palestra do juiz do Trabalho Maurício Assali sobre o funcionamento da Justiça do Trabalho, bem como a diversas performances dos alunos e da comunidade do bairro como teatro de fantoches, sarau literário, música, balé, dança do ventre e apresentações folclóricas de bolivianos e paraguaios.

Mais informações sobre a iniciativa e vídeos com dúvidas sobre Direito do Trabalho podem ser conferidos no hotsite da campanha – www.sempreaoseulado.com.br