Presidente da Amatra1 participa da inauguração do arquivo do TRT/RJ

 

No dia 19 de novembro, foi inaugurado o novo arquivo do TRT/RJ, localizado em São Cristóvão. Lá, ficarão arquivados os processos oriundos das Varas do interior e do 2º grau, em uma área de, aproximadamente, 4.200 metros quadrados. A presidente, Áurea Sampaio, e o diretor da Amatra1, Jorge Ramos, prestigiaram a cerimônia.

O novo arquivo já recebeu todos os arquivados do 2º grau e, progressivamente, vem recebendo os de fora da Capital. Na inauguração, a presidente do TRT/RJ, desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, resumiu a importância do novo arquivo para desafogar os fóruns, elogiando o empenho dos servidores que atuaram nessa conquista – a começar pela difícil tarefa de encontrar um imóvel apropriado. 


Na foto (esq.-dir.),
o diretor da Secretaria de Gestão do Conhecimento, Fábio Pettersen; a presidente da Amatra1, Áurea Sampaio; a desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry; o diretor-geral do TRT/RJ, José Márcio Almeida; e o juiz-diretor do Fórum de Niterói, Jorge Ramos

Em seu discurso, a presidente da Amatra1, Áurea Sampaio, ressaltou a importância do novo arquivo para a Justiça Trabalhista do Rio de Janeiro, parabenizando a administração do Tribunal pela iniciativa, a qual disse ser uma reivindicação antiga dos magistrados e servidores, diante do expressivo número de processos nas Varas.

Finalizando, a presidente do TRT/RJ e o diretor da Secretaria de Gestão do Conhecimento, Fábio Pettersen, descerraram a placa de inauguração do imóvel.

 
A presidente do TRT/RJ e o diretor da Secretaria de Gestão do Conhecimento descerraram a placa de inauguração do imóvel

O arquivo foi entregue no início de setembro, após 90 dias de obras. Tão logo terminou a reforma, ele foi utilizado como depósito provisório de arquivados das Varas do Trabalho da capital, que foram recolhidos entre os dias 6 e 18/9. Na ocasião, o objetivo foi desafogar os fóruns da Lavradio e da Gomes Freire. Esses processos já foram transferidos para os demais arquivos localizados no bairro de São Cristóvão.


O novo arquivo receberá processos oriundos do 2º grau e de fora da capital

A previsão é de que, no início de dezembro, uma empresa terceirizada comece a inventariar todo o acervo de arquivados, facilitando a localização desses processos. O TRT/RJ está adquirindo 2.500 estantes para o novo arquivo.

Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração o secretário-geral da Presidência, Luis Felipe Carrapatoso Peralta da Silva; o assistente da Diretoria-Geral, Moyses Bronstein; o assessor da Presidência, Fernando Clementino; a coordenadora da Gestão de Acervos Arquivísticos (CGAA), Ana Luiza Bordallo da Costa; a diretora da Secretaria de Manutenção e Obras do TRT/RJ, Sandra Todesco; o diretor de Controle Interno, Sérgio Honorato; a diretora da Secretaria Judiciária de 2ª Instância, Adriana Ponchio; a chefe da Divisão de Arquivo, Regina Ramos, dentre outros servidores.

** Com informações da Ascom do TRT/RJ