TST – Novos coordenadores do Coleprecor tomam posse no TST

Tomaram posse os novos dirigentes eleitos para o exercício de 2013 do Coleprecor (Colégio de presidentes e corregedores de Tribunais Regionais do Trabalho): o coordenador Tarcísio Régis Valente, desembargador da 23ª Região (MT) e a vice-coordenadora Vânia Jacira Tanajura Chaves, desembargadora da 5ª Região (BA).

Fundado em outubro de 1996, o Coleprecor tem entre os seus objetivos a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais da Justiça do Trabalho; e a busca da integração dos Tribunais Regionais do Trabalho em todo o território nacional, objetivando o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas.

O novo coordenador enfatizou os benefícios trazidos pelas novas ferramentas virtuais, mas destacou que é preciso refletir sobre a metodologia de trabalho, acompanhamento dos projetos e a valorização do maior capital da Justiça do Trabalho – o elemento humano. Segundo ele, "pontos indispensáveis para cumprir nosso papel constitucional e contribuir para afirmação do judiciário enquanto poder". Valente enfatizou que, com o processo judicial eletrônico (PJe-JT) haverá uma nova temática produtiva. "Vivemos um tempo de virtualização de processos, onde muitas das premissas correcionais não mais traduzem qualquer significado".  Para o novo coordenador, o sistema possibilitará que a atividade correcional assuma nova feição, voltada para atuação pedagógica e preventiva.

Membro de honra do Coleprecor, o ministro presidente do Tribunal Superior do Trabalho, João Oreste Dalazen, que abriu a cerimônia realizada esta semana, no TST, forneceu alguns números sobre o PJe-JT e pediu que houvesse continuidade do projeto. "Não podemos arrefecer o ânimo, perder o entusiasmo, estou convencido que é um caminho irreversível. Quem apostou contra o PJe seguramente perdeu, ele veio para ficar e já esta solidificado como projeto institucional da Justiça do Trabalho".

Ele ressaltou a importância da alternância na condução dos órgãos públicos, e parabenizou o novo coordenador. "Vejo que o desembargador já assume com um ideário, com uma plataforma das mais amplas, densas e consistentes para a condução dos destinos do Coleprecor. Para o presidente, o Coleprecor representa um importantíssimo fórum de interlocução entre o CSJT (Conselho Superior da Justiça do Trabalho) e o TST. "Estou certo que a presença dos novos dirigentes propiciará resultados positivos, selando e realçando a união que deve presidir o relacionamento entre todos para construção de uma Justiça do Trabalho cada vez mais forte", finalizou.