Dalva Amélia e Paulo Serrano são os dois novos desembargadores do TRT/RJ

No dia 23 de novembro, aconteceu, no Plenário Délio Maranhão do TRT/RJ, a cerimônia de ratificação e posse dos desembargadores Dalva Amélia de Oliveira e Paulo Marcelo Serrano, ambos promovidos pelo critério de merecimento. Familiares, amigos e autoridades lotaram a plateia, para prestigiar os empossados.

Abrindo a sessão, as desembargadoras Edith Tourinho e Maria Aparecida Coutinho foram convidadas a conduzir a empossada Dalva Amélia ao seu lugar na bancada, enquanto Ana Maria Soares e Gustavo Tadeu Alkmim conduziram Paulo Serrano. Após a leitura do compromisso de posse, cada desembargador foi condecorado, pela desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, com a medalha da Ordem do Mérito Judiciário, no grau Grã-Cruz.

A desembargadora Maria Aparecida ficou encarregada de saldar Dalva Amélia, em nome da Corte. Amiga de profissão e de aventuras, Maria Aparecida arrancou risadas dos presentes, contando as histórias de viagens que foram feitas na companhia uma da outra. Não deixou de citar o vasto currículo da magistrada e de enaltecer sua coragem, segurança e determinação. "Não por acaso você tem nome de estrela, pois veio ao mundo para brilhar. Seja bem vinda, Dalva", finalizou Coutinho.

Iniciando sua fala citando as conquistas e obstáculos do Judiciário, Theócrito Borges dos Santos Filho frisou a trajetória acadêmica e profissional de Paulo Serrano, assim como falou de sua vida em família. Listou a formação em Arquitetura, Física e Matemática  do magistrado e descreveu o colega como corajoso, dedicado e solícito, destacando sua paixão pela literatura e pela música. "Paulo reúne todas as qualidades para dar continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido neste Tribunal", disse ele. 

Parabenizando os novos desembargadores, a presidente da Amatra1, Áurea Sampaio, citou a conquista da aprovação da proposta de Emenda Regimental, ocorrida em sessão do Tribunal Pleno realizada naquela manhã, a qual classificou como sendo uma prova de que a democracia interna é o melhor caminho para o aperfeiçoamento da gestão do Tribunal. "As diretrizes aprovadas expressam a vontade da maioria dos juízes deste TRT. Os novos desembargadores têm perfis inovadores e, certamente, estão em consonância com estes novos tempos democráticos", afirmou a magistrada.

Em seus discursos, os empossados se emocionaram, recordando memórias, descrevendo experiências passadas e agradecendo aos familiares, amigos e servidores que os apoiaram e acompanharam em suas trajetórias de vida e de carreira. 

Estavam presentes à cerimônia, compondo a mesa diretora, a desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry; o ministro do TST, Alexandre Agra Belmonte; a presidente do Tribunal Regional Federal da 2a Região, Maria Helena Cisne; o senador Eduardo Lopes; e o procurador regional do Trabalho, Márcio Otávio Vianna, no ato representando a procuradora-chefe do MPT, Teresa Basteiro. Também prestigiaram o evento, entre outras autoridades, o presidente da ACAT, José Luis Xavier; o presidente do IAB, Fernando Fragoso; o deputado federal Alexandre Santos; e o secretário chefe do gabinete do Prefeito do Rio de Janeiro, Gustavo Schmidt.