TRT/RJ Elege diretoria para o biênio 2013/2015

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região já definiu a sua nova Administração para o biênio 2013-2015. Dos 47 atuais membros da Corte, 45 estiveram reunidos em Sessão Ordinária do Pleno, na manhã desta quinta-feira (6/12), para eleger os ocupantes dos principais cargos de direção. Para exercer a Presidência do Regional foi eleito o desembargador Carlos Alberto Araujo Drummond, que atualmente exerce o cargo de vice-presidente.

Já para os cargos de vice-presidente, corregedor e vice-corregedor, a Corte elegeu três mulheres – as desembargadoras Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos, Ana Maria Soares de Moraes e Gloria Regina Ferreira Mello, respectivamente.


A desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry (ao centro), presidente do TRT/RJ no biênio 2011/2013, parabeniza a nova Administração do Regional fluminense para o biênio 2013/2015: no sentido horário – Gloria Regina Ferreira Mello, Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos,
Carlos Alberto Araujo Drummond e Ana Maria Soares de Moraes

Após declarar cada um dos membros eleitos para os novos cargos, a atual presidente, desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, parabenizou-os e afirmou sentir muita alegria, satisfação e emoção em conduzir a votação. A magistrada dirigiu-se a cada um dos futuros dirigentes desejando sorte e afirmando que a experiência anteriormente adquirida por eles em cargos da Administração em muito contribuirá para a futura missão de guiar o Tribunal.

Após a proclamação do resultado, o futuro presidente, desembargador Carlos Alberto Araujo Drummond, proferiu breves palavras aos colegas. “Sei da dureza do encargo. Mas tenho a consciência de que o presidente é um mero síndico e de que quem dirige mesmo o Tribunal é o Pleno. E num Pleno solidário e unido como o nosso, estou certo de que conseguirei levar a bom termo esses dois anos. Obrigado a todos”, agradeceu o magistrado.

A desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos também agradeceu a confiança recebida: “Meu objetivo é permanecer ao lado da Presidência, para trabalhar e contribuir com tudo o que for necessário para o engrandecimento do Tribunal”.

No mesmo sentido foram as palavras das futuras corregedora e vice-corregedora. “Agradeço a confiança dos colegas, pois sei que a tarefa é dura, mas estou disposta a assumi-la. Minhas palavras de ordem são compromisso, transparência e lealdade”, afirmou a desembargadora Ana Maria Soares de Moraes. A desembargadora Gloria Regina Ferreira Mello asseverou que seu propósito é o de colaborar com a Corregedoria em tudo o que for possível, colocando-se à disposição da corregedora como facilitadora da solução dos problemas.


Os desembargadores Theocrito Borges dos Santos Filho (SEDI), Evandro Pereira Valadão Lopes (EJ1), Edith Maria Corrêa Tourinho (Ouvidoria)

Na mesma sessão foram escolhidos também os seguintes desembargadores para os seguintes cargos:

  • presidente da Seção Especializada em Dissídios Individuais: desembargador Theocrito Borges dos Santos Filho;

  • diretor da Escola Judicial: desembargador Evandro Pereira Valadão Lopes;

  • ouvidor do Tribunal: desembargadora Edith Maria Corrêa Tourinho, tendo como suplente a desembargadora Márcia Leite Nery.

Todos os eleitos receberam, ainda, os cumprimentos da procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região, Teresa Cristina d’Almeida Basteiro. “Cumprimento a todos os eleitos, desejando muito sucesso. Além de cumprir minha função institucional, buscarei também ajudar a engrandecer ainda mais o Tribunal e, consequentemente, a Justiça do Trabalho”, concluiu a procuradora.


A nova Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região

Após uma breve suspensão para o horário de almoço, a sessão será retomada à tarde para a eleição de metade dos membros do Órgão Especial, de quatro membros e dois suplentes da Comissão de Regimento Interno; cinco membros e dois suplentes da Comissão de Jurisprudência; três membros e um suplente do Conselho da Ordem do Mérito Judiciário; um membro da Comissão de Vitaliciamento; um membro da Comissão Permanente de Responsabilidade Socioambiental; e o diretor do Centro Cultural do TRT/RJ.

*** Com informações do TRT/RJ