TRT/RJ – Itaguaí inaugurará sua 2ª VT, já com PJe-JT

Está marcada para segunda-feira (10/12), às 15h, a solenidade de inauguração da 2ª Vara do Trabalho de Itaguaí. Pioneira das Varas criadas pela Lei nº 12.656/2012 a ser instalada, ela é também a primeira unidade jurisdicional do TRT/RJ que “nasce” de forma eletrônica, isto porque, na mesma data de sua inauguração, ocorrerá a implantação do sistema do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho – PJe-JT.

A instalação acontece um ano após a entrega das novas instalações do fórum trabalhista daquele município, que foi resultado de uma parceria entre o TRT/RJ e a Prefeitura de Itaguaí, já tendo sido projetado para receber a 2ª VT.

As 1ª e 2ª Varas de Itaguaí iniciarão suas atividades em 7 de janeiro de 2013 e, partir desta data, só receberão novas ações distribuídas eletronicamente. Parte do acervo físico da 1ª VT será redistribuído para a 2ª VT.

Depois da implantação do PJe-JT na Vara do Trabalho de Três Rios, escolhida como unidade piloto, o TRT/RJ acelera os preparativos para cumprir a Meta 16 do Conselho Nacional de Justiça – implantar PJe-JT em, pelo menos, 10% das Varas de Trabalho. Por isso, até o fim do ano, está prevista a implantação do sistema também nas Varas do Trabalho de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti.


Fachada da nova sede do Judiciário Trabalhista em Itaguaí