Amatra1 participa da inauguração da 2ª VT de Itaguaí

Na tarde do dia 10 de dezembro, o presidente em exercício da Amatra1, Paulo Périssé, participou da inauguração da 2ª Vara do Trabalho de Itaguaí, em cerimônia que também marcou a posse da juíza Lila Carolina Lopes, que assumiu a titularidade daquela unidade judiciária. A 2ª VT de Itaguaí é a primeira unidade jurisdicional do TRT/RJ que nasce de forma eletrônica.

A Vara ocupa uma área de 272 metros quadrados do 2º andar do Fórum Trabalhista de Itaguaí. A partir de agora, o acervo de oito mil processos da 1ª Vara será dividido igualmente entre as duas unidades, o que tornará mais célere a prestação jurisdicional para atender à crescente demanda do município. “A geração de trabalhos está em expansão, com o Porto de Itaguaí, a construção de três submarinos e instalação de novas empresas. Sem dúvida, essa inauguração veio num ótimo momento. E com o PJe-JT, tudo será mais ágil”, observou José Ananias Silva de Oliveira, presidente da Subseção da OAB de Itaguaí.

 
MOTIVOS PARA COMEMORAR
 
Durante a cerimônia, a presidente do TRT/RJ, desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, lembrou que com a inauguração do Fórum de Itaguaí, no fim do ano passado – cuja área é três vezes maior que a da sede anterior –, começaram os ganhos para jurisdicionados e servidores. “Hoje oferecemos um Fórum à altura de todos. A instalação da 2ª VT, já com o PJe-JT, é mais um grande motivo de satisfação para o Tribunal”, frisou.
 
Em suas palavras, Périssé frisou a importância da melhoria da estrutura das Varas, em especial as do interior, onde a demanda tem sido crescente, destacando que essa preocupação com o bom andamento da atividade jurisdicional tem sido um marco da administração atual.

Antes do descerramento da placa de inauguração da 2ª VT, a juíza do Trabalho Lila Carolina Mota Pessoa Igreja Lopes tomou posse, assumindo a titularidade da nova unidade. Muito emocionada, ela lembrou sua passagem pela VT entre 2004 e 2005, como Substituta. “Aprendi muito com a juíza Márcia (Márcia Regina Leal Campos, que atuou em Itaguaí e hoje é Titular da 66ª VT). É muito bom estar de volta a essa casa, num momento de mudanças muito significativas no Tribunal. Aqui, pretendo continuar a trabalhar para tornar a justiça mais acessível às partes”, disse ela.

 
Do TRT/RJ, estiveram presentes também na inauguração da nova VT o diretor-geral, José Márcio da Silva Almeida; o secretário-geral da Presidência, Luis Felipe Carrapatoso Peralta da Silva; a diretora da Secretaria de Manutenção e Obras, Sandra Todesco; a diretora da Secretaria de Logística, Cláudia Livramento; o assistente da Diretoria-Geral Moyses Bronstein; o assessor da Presidência Fernando Clementino; João Paulo Alves de Carvalho, secretário do Tribunal Pleno; dentre outros servidores.
 
SOBRE O FUNCIONAMENTO
 
No início de dezembro, a Presidência do TRT/RJ suspendeu o expediente externo, distribuição de ações, prazos judiciais e atendimento a partes e advogados no Fórum de Itaguaí entre os dias 10 e 19/12. A paralisação dessas atividades – que será retomada no dia 7 de janeiro com o fim do recesso judiciário – é indispensável para alteração do mobiliário e instalação de novos equipamentos, além da divisão e redistribuição do acervo processual.
 
A partir do dia 7/1, as petições iniciais no Fórum Trabalhista de Itaguaí (1ª e 2ª VTs) só serão aceitas de forma eletrônica. A 2ª VT de Itaguaí está instalada na Rua General Bocaiúva, 310, 2º andar, Centro.
 
++ Com informações do TRT/RJ