Amatra1 prestigia cerimônia de implantação do PJe-JT na Capital

O Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho é sinônimo de progresso e de modernidade. A afirmação foi feita pelo presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, durante a solenidade de implantação do sistema em 12 Varas do Trabalho no Rio de Janeiro, ocorrida na tarde do dia 29 de janeiro, no Fórum da Rua Gomes Freire. O evento reuniu autoridades, magistrados, servidores e advogados. A presidente da Amatra1, Áurea Sampaio estava presente.

 
Para dar o pontapé inicial nesta nova fase da Justiça do Trabalho na Capital, o advogado José Luis Xavier, presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (ACAT), protocolizou a primeira ação trabalhista a tramitar no sistema PJe no Fórum do Rio de Janeiro. A ação foi imediatamente distribuída para a 77ª Vara do Trabalho e a audiência marcada para o dia 19 de fevereiro.
 
De acordo com o ministro Dalazen, está programada a implantação do sistema em um total de 106 Varas na 1ª Região, ainda este ano. Destas, 82 serão instaladas na capital fluminense e 24 no interior do Estado. Atualmente, o PJe-JT é uma realidade em todas as regiões, funcionando em 272 Varas do Trabalho.
 
O presidente do TST ainda destacou as vantagens do PJe-JT, como a maior acessibilidade do advogado e das  partes, que  poderão consultar o processo a qualquer momento, e aproveitou para convocar os advogados a estarem imbuídos e engajados neste desafio.
 
Durante a cerimônia, também tiveram voz a presidente do TRT/RJ, desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry; a procuradora-chefe do MPT/RJ, Teresa Basteiro; e o presidente da seccional carioca da OAB, Felipe Santa Cruz. Todos corroboraram a fala do ministro, enaltecendo a importância deste momento histórico para a Justiça do Trabalho brasileira.
 
Também estavam presentes na solenidade o ministro do TST, Alexandre Agra Belmonte; os desembargadores Carlos Alberto Drummond, Fernando Zorzenon da Silva, Ana Maria Soares e Cesar Marques; e o diretor do Foro da Justiça do Trabalho de 1º Grau da capital, juiz Maurício Pizarro.