TRT/RJ – SEDIC julgará greve dos 25 mil trabalhadores do Comperj

A Seção Especializada em Dissídios Coletivos (Sedic), presidida pelo vice-presidente do TRT/RJ, desembargador Carlos Alberto Araujo Drummond, realizou na manhã desta sexta-feira (15/2), audiência de conciliação envolvendo mais de 25 mil empregados do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). No entanto, apesar de mais de duas horas de sessão incitando o acordo, as partes não chegaram a um consenso e o dissídio irá para julgamento.

A ação foi ajuizada pelo Sindicato das Empresas de Engenharia de Montagem e Manutenção Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Sindemon) e pelo Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon) contra o Sindicato das Trabalhadores do Plano da Construção Civil e do Mobiliário de São Gonçalo e Região (Sinticon), cujos empregados que representa entraram em greve no dia 6 de fevereiro.

sedic mesa
O desembargador Carlos Alberto Araujo Drummond ouviu as ponderações das partes

Após a realização de uma primeira audiência de conciliação, no dia 7 de fevereiro, as partes trouxeram à segunda sessão uma nova proposta. Durante a audiência de hoje, que contou com a contribuição da procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Deborah da Silva Felix, as partes quase chegaram a um consenso sobre os seis itens da pauta de negociação, entre eles o reajuste salarial. Devido à discordância de dois pontos, não houve acordo, levando o presidente da Seção a abrir prazo para os sindicatos patronais se manifestarem sobre a defesa dos representantes dos trabalhadores. Em seguida, o processo irá para apreciação do MPT, que será enviado posteriormente ao relator do acórdão e, em breve, julgado.