CSJT – Presidente do TST e do CSJT instala PJe-JT em Dourados (MS)

 O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen, participou da instalação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) nas duas Varas do Trabalho de Dourados (MS). A cerimônia aconteceu na tarde de sexta-feira (22/02) e contou com a presença do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (MS), desembargador Francisco Lima Filho, do prefeito municipal Murilo Zauith e do presidente da 4ª seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Dourados (MS), Felipe Cazuo Azuma.

Ao se manifestar durante a cerimônia, o presidente do TST e do CSJT frisou que o PJe-JT é um sistema uno, único e nacional que, com a implantação na Justiça do Trabalho de Dourados, passa a operar em 333 Varas em todo o pais, já com mais de 80 mil processos operando integralmente pelo PJe-JT. Ele salientou as vantagens e benefícios do PJe-JT para os jurisdicionados e para os servidores do judiciário, mas principalmente para os advogados, principais usuários do sistema.

O PJe-JT é um sistema de tramitação eletrônica de processos judiciais que permite a magistrados, servidores e advogados a prática de todos os atos processuais diretamente no sistema, bem como o acompanhamento do processo, durante sua tramitação, pela internet.

Durante a cerimônia foram protocoladas as duas primeiras ações trabalhistas por meio do PJe-JT, uma ajuizada pela advogada Lizie Eugênia Bosio e outra pela procuradora do trabalho da 24ª Região, Candice Gabriela Arosio, que ajuizou a primeira ação do Ministério Público do Trabalho (MPT) estadual, por meio eletrônico, nas Varas do Trabalho de Dourados.

Em Mato Grosso do Sul, além de Dourados, o PJe-JT já funciona nas Varas do Trabalho de Ponta Porã, São Gabriel do Oeste, Amambai e Mundo Novo, e no próprio TRT da 24ª Região.