Amatra1 prestigia cerimônia de inauguração da VT de Maricá

Na sexta-feira (08/03), a presidente da Amatra1, Áurea Sampaio, e o diretor do Fórum de Niterói, juiz Jorge Ramos, prestigiaram a inauguração da Vara do Trabalho do município de Maricá. Durante a solenidade, o desembargador Carlos Alberto Drummond, presidente do TRT/RJ, ressaltou o empenho e a dedicação da desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, presidente do Regional no biênio 2011/2013, para tornar realidade o projeto de criação da unidade.   

 

Discurso feito pelo desembargador Carlos Alberto Araujo Drummond
Durante a solenidade, o desembargador Carlos Araujo Drummond, presidente do TRT/RJ (ao centro), ressaltou as vantagens do PJe-JT, que chega com a nova Vara do Trabalho

 

 

A nova Vara foi criada por meio da proposta de descentralização da jurisdição da Comarca de Niterói, aprovada por unanimidade na Sessão Ordinária do Tribunal Pleno. Portanto, das duas Varas criadas pela Lei Nº12.656 para Niterói, uma será mantida no próprio município, dando origem à 8ª VT, e a outra foi instalada em Maricá.

A instalação da nova Unidade promoverá redução do número de processos distribuídos na Comarca de Niterói e a redistribuição daqueles em fase de execução quando a sede da executada estiver localizada em Maricá. Estudos realizados pela Diretoria-Geral indicam a redução de cerca de 1.000 (mil) processos distribuídos/ano no Fórum de Niterói.

Combinação de fotos da Vara de Maricá
No sentido horário: fachada do prédio comercial que abriga a VT de Maricá; hall de entrada com os dois elevadores que dão acesso ao pavimento da unidade (cobertura); detalhe da entrada principal do prédio, à esquerda 

 

ERA DIGITAL

 

O sistema único de tramitação eletrônica de processos judiciais, o PJe-JT, chegou com a nova unidade. E, a partir do dia 11 de março, não serão mais aceitos autos físicos, as iniciais só serão distribuídas eletronicamente.

Há pouco mais de dois meses do ano iniciado, o TRT/RJ já cumpriu a Meta 12 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para 2013 – implantar o PJe-JT em pelo menos 40% das Varas do Trabalho do Tribunal. Do universo de 137 unidades, 55 já trabalham com o novo sistema.

POSSE DO TITULAR

 

Durante a inauguração da unidade, o presidente do TRT/RJ deu posse ao juiz Francisco de Assis Macedo Barreto, que assumiu a titularidade da VT. Removido a pedido, Francisco Barreto atuou por 20 anos como juiz do Trabalho Titular da 1ª Vara do Trabalho de Niterói. O magistrado fez questão de agradecer aos servidores que trabalharam com ele ao longo desses anos para reduzir o passivo de 20 mil ações para cerca de 9 mil em andamento.

 

 

Assinatura do termo de compromisso e posse
No primeiro quadro: o juiz Titular assinando o Termo de Posse; ao lado, o desembargador Carlos Alberto Araujo Drummond observa as desembargadoras Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos, vice-presidente; e Maria de Lourdes Sallaberry, ex-presidente do TRT/RJ, descerrando a placa inaugurativa 

 

** COm informações da Ascom do TRT/RJ