Getrin começa a traçar calendário de ações de 2013

Na tarde do dia 21 de março, membros do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) se reuniram para apresentar as primeiras propostas de atividades de 2013. O calendário foi traçado dentro do objetivo de expandir as ações no interior do Estado, para que se efetive a mentalidade de prevenção contra acidentes de trabalho, de forma ampla.   

De acordo com a desembargadora aposentada Maria José Aguiar – uma das representantes da Amatra1 no Grupo, o esforço será buscar o engajamento das Prefeituras, fazendo com que implementem políticas de prevenção, identificando os riscos e traçando soluções para minimizar as estatísticas de acidentes de trabalho nos seus municípios.    

Nesse sentido, ficou acordada a realização de seminários em regiões estratégicas, justamente abordando a importância da prevenção e da conscientização de empregados e empregadores quanto à relevância de utilização dos equipamentos de segurança. Duque de Caxias será a primeira cidade a receber o evento, devido ao aumento dos casos naquele município. O evento ainda será formatado. 

Outra ação do Getrin estará em sintonia com a campanha “Todos contra as drogas”, lançada pela Odebrecht, em 2012. Dessa forma, em parceria com a Secretaria Antidrogas do Estado do Rio de Janeiro, a ideia é viabilizar a produção de folders explicativos sobre os malefícios do consumo de drogas, os quais serão inicialmente distribuídos em obras da empreiteira. Também foi levantada a possibilidade de promoção de campanhas nos centros de formação profissional, com foco nos jovens que estão ingressando no mercado de trabalho.     

Tradução  

Fechando a reunião, foi exposto que o trabalho de tradução da Enciclopédia sobre Saúde e Segurança no Trabalho, da OIT, está encaminhado, mas que ainda não há previsão de término e de lançamento.   

Esta é uma iniciativa do Getrin, que está promovendo a tradução da referida publicação para que seja colocada à disposição de trabalhadores e empregadores, nas versões impressa e digital. Para isso, no final do ano passado, os membros do Grupo firmaram parceria com a OIT e com a Transpetro, esta última responsável pelo patrocínio do projeto.    

Estavam presentes na reunião: a vice-presidente do TRT/RJ e presidente da Comissão SocioAmbiental do Tribunal, desembargadora Maria das Graças Paranhos; a juíza Raquel Braga, representando a Amatra1; Narciso Guedes, chefe da Seção de Segurança e Saúde do Trabalho da Setrab; a procuradora Cynthia Lopes, do MPT/RJ; Derval de Oliveira, da Comissão de Segurança do Trabalho da OAB, seccional Duque de Caxias; o presidente e o advogado do Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho do RJ, Elias Bernardino e Sérgio Martins, respectivamente. 

Sobre o Grupo

 

O Getrin foi instituído nos termos do Protocolo de Intenções da Campanha Estadual de Prevenção de Doenças Ocupacionais e Acidentes de Trabalho, assinado pela Amatra1, TRT/RJ, Setrab, MPT/RJ e MTE. O grupo tem a missão de incentivar, promover, fortalecer e operacionalizar as ações da campanha de prevenção e de saúde do trabalhador.