Magistrados participam de reunião convocada pela Corregedoria do TRT/RJ

Na sexta-feira (22/03), magistrados do TRT/RJ atenderam à convocação da nova corregedora do Tribunal, Ana Maria Soares, para uma reunião, na qual também estavam presentes a vice-corregedora, Glória Regina, e a Juíza Auxiliar, Gisela Lutz.
 
Abaixo, a presidente da Amatra1, Áurea Sampaio, relata os principais pontos discutidos durante o encontro: 
 
 
:: A Corregedora elogiou os resultados da 1ª Região e reconheceu que foram obtidos à custa de muito trabalho e sacrifício de todos os juízes. 
 
:: Sobre a proposta da circunscrição apresentada pela Amatra, demonstrou total interesse em implantá-la e informou que se reuniu várias vezes com a vice-corregedora, Glória Regina, e com a Gisela para estudar o assunto, mas isso não será possível no momento por conta da pouca quantidade de juízes disponíveis para lotação nas circunscrições, após o atendimento das substituições de férias, convocações e afastamentos prolongados (licenças médicas, licença estudo e outras). A Gisela informou os números atuais, o que possibilitou um entendimento claro do que está ocorrendo. 
 
:: A proposta da circunscrição não está descartada e poderá ser implantada num futuro próximo, principalmente após a liberação, pela Escola Judicial, dos 22 juízes aprovados na sexta-feira passada.
 
:: Por ora, a Corregedoria pretende conceder auxílio por um tempo maior, o que ainda será informado para algumas varas, e possibilitar a escolha aos substitutos.  
 
:: Os juízes titulares deverão solicitar auxílio, em prazo a ser comunicado, apresentando um plano de trabalho, demonstrando os objetivos e as ações a serem executadas para atingi-los.  
 
:: A Corregedoria fará um análise das solicitações e decidirá quem será contemplado, conforme seus critérios e possibilidades.
 
 
:: O plano de trabalho será monitorado e os resultados cobrados ao final do prazo de concessão de do auxílio.
 
:: Foi solicitado uma sala no Fórum Lavradio, na qual a Corregedora pretende trabalhar com frequência. Está sala será compartilhada com os substitutos que desejarem trabalhar no local.
 
:: No que diz respeito ao PJe, a Corregedoria está acompanhando a sua evolução e o impacto sobre o andamento dos trabalhos.
 
:: A Corregedora também informou que receberá todos os juízes e, inclusive, forneceu o número do seu celular.
 
:: As instalações físicas das varas é uma das preocupação da Corregedora, que se empenhará na busca de soluções.
 
:: A Vice-Corregedora Glória pediu a palavra e informou que trabalhará em conjunto com a Corregedora Ana e que ambas têm objetivos e projetos comuns para a melhora da gestão do TRT/RJ e das condições de trabalho dos seus juízes. Também informou que receberá e ouvirá todos os juízes que com ela desejarem falar.
 
 
No final da reunião, Áurea pediu a palavra e ressaltou que a transparência das informações e o diálogo aberto e franco, bem como o reconhecimento do  esforço e trabalho dos magistrados, mereciam elogios e que significam respeito aos colegas. 
 
 
Ressaltou que a Amatra sempre defende projetos que representam a vontade da maioria dos juízes, que está sempre aberta ao diálogo e pronta para ouvir sugestões e buscar soluções para os problemas e dificuldades diárias.