TRT/RJ – Todas as Varas da Capital estão com o PJe-JT

A partir desta terça-feira (2/4) todas as 82 Varas do Trabalho da capital estão recebendo o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). A instalação do PJe-JT no município do Rio de Janeiro foi feita em etapas, sendo que a última fase foi concluída nesta terça-feira, com a extensão da distribuição do PJe-JT para 24 unidades: da 1ª à 24ª VT. Hoje, somente no primeiro grau, mais de 15 mil processos tramitam eletronicamente e foram marcadas mais de 10 mil audiências pelo sistema.

O presidente do Comitê Gestor Regional do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), desembargador Cesar Marques Carvalho, informou que houve uma reorganização do cronograma de instalação do PJe-JT em todo o Estado do Rio de Janeiro, seguindo a orientação do presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, de "reordenamento nas prioridades" do avanço do sistema. A proposta do ministro é dar prioridade à implantação do sistema nas VTs das capitais – medida que, em curto período, implicará um número significativo de processos judiciais eletrônicos.

O novo cronograma para a expansão da ferramenta nas demais unidades ainda está em estudo, e não interrompe o funcionamento do PJe-JT nos municípios onde ele já foi implantado: Rio de Janeiro, Três Rios, Itaguaí, Maricá, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti. De acordo com o desembargador Cesar Marques Carvalho, o TRT/RJ está empenhado no aprimoramento dos recursos que garantam uma expansão segura do Processo Judicial Eletrônico nas unidades fora da capital.