Amatra1 apoia comemorações pelos 70 anos da CLT

 No dia 1º de maio deste ano, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) completa 70 anos de existência. Para marcar essa data histórica, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) está agendando uma série de eventos, com o apoio da Amatra1, da Escola Judicial, Esacs e outros parceiros. 

No dia 30 de abril, haverá uma solenidade no Estádio de São Januário (Club de Regatas Vasco da Gama), às 16h, no bairro de São Cristóvão – palco onde, em 1943, o presidente da República Getúlio Vargas anunciou a criação da CLT para um estádio lotado. Na ocasião, será colocada uma placa alusiva aos 70 anos de promulgação da CLT. O evento, que acontecerá à beira do gramado, contará com a presença de autoridades do mundo jurídico, do esporte e da sociedade carioca, além do público em geral.

No dia 24/4, o palco da celebração será a Central do Brasil. O Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) – formado pela Amatra1, TRT/RJ, Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab/RJ), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RJ) e Ministério Público do Trabalho da 1ª Região (MPT/RJ) – , em parceria com a Ouvidoria do Regional e a Central dos Sindicatos Brasileiros, promoverá uma celebração pela data, ao longo de todo o dia, com a participação do público. Serão distribuídas cartilhas e material informativo sobre direitos e deveres dos trabalhadores.
 
Neste mesmo dia (24), a comemoração continua no Centro Cultural do TRT/RJ, onde,a partir das 16h, será aberta ao público uma mostra, que permanecerá atéo dia 03 de maio,trazendo a primeira e histórica edição da CLT, além de outras curiosidades como painéis com imagens de Getúlio Vargas, o áudio do presidente no momento em que assinou a CLT, entre outras peças.
 
Na sexta-feira (26), das 14h às 17h, a Escola Judicial do TRT/RJ (EJ1) promoverá palestras, no Prédio-Sede, com participação dos ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Alexandre de Souza Agra Belmonte e Walmir Oliveira da Costa, e com o jurista Benedito Calheiros Bonfim, advogado militante na Justiça Trabalhista, desde 1945, e autor de diversos livros e artigos sobre a Justiça do Trabalho.
 
Também no dia 26/4, está marcada Sessão Solene em Celebração aos 70 anos da CLT na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no Palácio Tiradentes (Rua Primeiro de Março, s/nº, Centro). A proposição é do deputado estadual Paulo Ramos, presidente da Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Alerj.
 
Já no dia 29/4, no Passadiço Cultural – servidão que interliga os dois Fóruns do bairro da Lapa, região central do RJ -, será inaugurada uma exposição alusiva à criação da CLT, além de haver a distribuição de exemplares de uma edição comemorativa impressa com o texto original da CLT. O projeto foi concebido em parceria com o Instituto Justiça e Cidadania. A mostra estará aberta ao público até setembro.
Colocando em pauta um debate bem atual, a Escola de Administração e Capacitação de Servidores (Esacs) do TRT/RJ realizará, no dia 2/5, das 15h às 17h, a palestra "Os 70 anos da CLT e os novos direitos do empregado doméstico", com a desembargadora do Trabalho Vólia Bomfim Cassar, doutora em Direito e Economia pela Universidade Gama Filho. A palestra acontecerá no auditório do 4º andar do Prédio-Sede do TRT/RJ.
 
As iniciativas do TRT/RJ também englobama participação no primeiro jogo-teste do Maracanã, com a presença dos jogadores Bebeto e Ronaldo, em 27/4.