TRT/RJ – Exposição conta a história da CLT, no Passadiço Cultural

 O Passadiço Cultural – que serve de passagem entre os fóruns do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) localizados na Rua do Lavradio e na Avenida Gomes Freire, no bairro da Lapa – também ajudará a contar a história da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que completa 70 anos neste ano. Uma mostra, realizada pelo Instituto Justiça & Cidadania em parceria com o Tribunal, será inaugurada hoje (29/4) e trará sete painéis com imagens que ajudam a contar como foi a elaboração dessa publicação que unificou toda a legislação trabalhista existente no Brasil.

 

PASSADIÇO
Passadiço CulturaL, espaço que receberá os painéis sobre a CLT

Os painéis da exposição, denominada "70 anos de conquista social", trazem reproduções das primeiras leis trabalhistas; cenas de trabalhadores no campo e também nas fábricas, que mostram o processo de industrialização do país na década de 40; recortes de jornais dessa época; o registro do ex-presidente Getúlio Vargas no Estádio de São Januário anunciando a criação da CLT; a capa da obra original, de 1943; dentre outras imagens que ajudam a resgatar essa memória.

paines passadico
Imagens de operários e do ex-presidente Getúlio Vargas serão exibidas na mostra

Na abertura da exposição, às 16h, serão distribuídos exemplares da primeira CLT, de 1943, republicada na ocasião dos 50 anos da CLT e organizada pelo ex-presidente do TRT/RJ, desembargador Aloysio Santos. A edição ainda traz um texto do jurista Arnaldo Süssekind, falecido ano passado. 

A exposição tem entrada franca e pode ser vista até o dia 22 de setembro.