Amatra1 participa de cerimônia no Estádio de São Januário

Integraram o dispositivo de honra da solenidade: o presidente da ACAT, José Xavier; a procuradora Teresa Basteiro; o presidente do Clube de Regatas, Roberto Dinamite; o presidente do TRT/RJ, Carlos Drummond; a presidente da Amatra1, Áurea Sampaio; e Marcos Vinícius, representante da OAB

 

No dia 1º de maio de 1943, o presidente Getúlio Vargas assinava o Decreto-Lei nº 5.452, que aprovava a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e trazia suas normas. À época, o ato foi realizado diante de 40 mil trabalhadores, no Estádio de São Januário. Por esse motivo, o local foi cenário, no dia 30 de abril, de mais uma cerimônia em comemoração aos 70 anos deste instrumento jurídico. Para uma plateia composta de magistrados, servidores, sindicalistas e ídolos do clube, foram feitas declarações acerca da importância deste documento, que é o norte das relações trabalhistas.

Representando os juízes trabalhistas, a presidente da Amatra1, Áurea Sampaio, reiterou a importância da CLT, destacando a premência de se alertar a sociedade sobre a necessidade de conhecimento dos direitos ali expressos, para que se faça valer uma relação de trabalho saudável. Em sua fala, também lamentou o fato de muitos empregadores ainda desrespeitarem suas cláusulas, inclusive com a incidência de casos de trabalho infantil e escravo pelo Brasil.

O desembargador Carlos Alberto Araujo Drummond, presidente do TRT/RJ, reforçou o conceito que tem sobre a Consolidação das Leis do Trabalho, argumentando que ela é uma legislação de vanguarda, inspirada em preceitos de profundo alcance social. De acordo com ele, a CLT buscou adequar o país à crescente produção industrial e se mantém, até os dias de hoje, resultado de sucessivas alterações pontuais, embora preservada sua estrutura histórica.

Em seu discurso, o presidente do Clube de Regatas do Vasco da Gama, Carlos Roberto Dinamite disse estar emocionado por vivenciar aquele momento de comemoração, já que o Vasco, segundo ele, foi o primeiro clube a tratar seus atletas sem distinção de cor, raça ou sexo, promovendo, sempre, a proteção ao trabalhador. “Quero parabenizar esses 70 anos e dizer que estamos abertos para o que é legal e direito para o cidadão, na busca pela igualdade que queremos nesse País”, concluiu.

Encerrando a solenidade, Drummond e Dinamite fizeram o descerramento da placa alusiva ao aniversário da CLT, a qual irá integrar a Tribuna de Honra, onde ficam os troféus e condecorações do clube.

 

Também fizeram estavam presentes: a procuradora-chefe da 1ª Região, Teresa Cristina Basteiro; o presidente da ACAT, José Luís Xavier; os desembargadores Nelson Tomaz Braga, Ana Maria Soares, Maria José Aguiar, Theócrito Borges e Evandro Valadão; a juíza Cléa Couto, representando a Anamatra; o juiz Maurício Pizarro, diretor do fórum da Rua do Lavradio.