CSJT – Representantes do TRT-4 conhecem experiência de implantação do PJe-JT no Rio de Janeiro

 Representantes da área de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) estiveram, na segunda e terça-feira (6 e 7/5), na 1ª Região Trabalhista (Rio de Janeiro). O objetivo da visita foi conhecer a experiência fluminense na implementação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) – o TRT/RJ realizou a tarefa em aproximadamente um mês nas 82 Varas do Trabalho da cidade do Rio de Janeiro. A implantação nas 30 VTs de Porto Alegre está prevista para ocorrer até 27 de setembro. Antes, até 26 de julho, haverá a instalação nas cinco VTs de Canoas. Na 4ª Região, atualmente, o sistema está em operação em 23 das 131 unidades judiciárias.

Em dois dias, o grupo composto pelo desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa (presidente da Comissão de Informática do TRT-4) e pelas servidoras Natacha Moraes de Oliveira (diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações), Janine Scharlau Stoever (assessora de informática da Corregedoria) e Júlia Helena Vargas Viegas (assessora de informática da Presidência) percorreu todo o caminho do PJe-JT na capital fluminense. Nas Varas do Trabalho dos Fóruns da Lavradio e da Gomes Freire, foi possível ver de perto o trabalho sendo feito na prática; na Secretaria de Soluções em Tecnologia da Informação (SST), a equipe conferiu o desenvolvimento tecnológico da implementação na capital; na Escola Judicial da 1ª Região (EJ1) e na Escola de Administração e Capacitação de Servidores do TRT-RJ (Esacs), os multiplicadores gaúchos tiveram acesso ao processo de capacitação no manuseio do sistema por parte de magistrados e servidores; na Coordenadoria de Controle e Distribuição de Mandados (CMAD), viram como funciona o sistema no setor. O roteiro também incluiu uma passagem pela Assessoria de Imprensa e Comunicação Social (AIC), cuja intenção foi obter informações sobre ações de sensibilização e conscientização de magistrados, servidores e jurisdicionados para a era eletrônica.

Como último programa da turnê, a comitiva participou de aula proferida pelo presidente do Comitê Gestor Regional do PJe-JT na 1ª Região, desembargador Cesar Marques Carvalho, e pelo servidor João Machado, membro do Comitê. O tema era o preparo de voto e acórdão na nova versão do sistema. Para tanto, foram convidados também os magistrados membros da Subseção Especializada em Dissídios Individuais (Sedi-II) do TRT-RJ: desembargadores Vólia Bomfim Cassar e Marcelo Antero de Carvalho, além dos juízes Convocados Leonardo Dias Borges, Leonardo da Silveira Pacheco e Patrícia Pellegrini Baptista da Silva.

Conforme o desembargador Cassou, que também é presidente do Comitê Gestor Regional do PJe-JT e coordenador do Grupo de Implantação do PJe-JT, o “TRT-RJ demonstrou muita organização na implementação do PJe-JT nas VTs da capital e certamente levaremos diversos pontos para o Rio Grande do Sul. Além disso, fomos muito bem recebidos por todos", afirmou. Opinião similar teve a assessora de informática da Presidência, Júlia Viegas: "Estamos num ritmo acelerado para instalar o sistema em Porto Alegre. A presidente do nosso Regional, desembargadora Maria Helena Mallmann, tem uma política de fomentar o compartilhamento de conhecimento entre os Tribunais. Por isso que viemos conhecer de perto a implantação do sistema no RJ".