TRT/RJ – TRT-RJ e TRT-BA trocam experiência sobre PJe-JT

 Após receber a visita da equipe responsável pela instalação do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) do Rio Grande do Sul, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) está recepcionando os representantes do TRT da 5ª Região (BA), cuja missão em 2013 é a implementação do sistema nas 39 Varas do Trabalho de Salvador. As palestras e visitas começaram na segunda-feira (13) e vão até esta terça-feira (14/5).

O intuito da visita é levar à capital baiana a experiência de instauração do PJe nas 82 Varas do Trabalho da cidade do Rio de Janeiro. Na segunda-feira, o grupo (foto) assistiu a diversas palestras sobre a capacitação de magistrados e servidores e a sensibilização e conscientização dos envolvidos no Sistema.

Nesta terça-feira, a comitiva irá aos locais onde está sendo usada a ferramenta, como a Seção de Atendimento ao Usuário do PJe e a Central de Distribuição de Mandados, localizados nos Fóruns da Lavradio e da Gomes Freire, respectivamente.

Ao final do primeiro dia, a presidente do Comitê Gestor Regional do PJe-JT da 5ª Região, desembargadora Dalila Andrade, afirmou que está bem satisfeita por ter conhecido de perto o trabalho realizado na 1ª Região. ‘Nosso objetivo está sendo totalmente cumprido, pois viemos ver a realidade do Tribunal que implementou o PJe em um curto espaço de tempo e em grande volume de Varas do Trabalho. Diversas ideias sobre o funcionamento do sistema já poderão ser usadas por nós, como, por exemplo, as melhores formas de treinamento e a concepção de um Plano de Comunicação. Temos um modelo excelente para nos espelharmos’, completou a magistrada.

Até o momento, o TRT baiano tem 10 Varas do Trabalho operando com o PJe-JT. Todas as unidades ficam no interior do estado. A instalação nas 39 VTs de Salvador está prevista para o dia 5 de agosto. Ao todo, existem 88 VTs na Bahia. Também fazem parte da comitiva baiana na visita ao TRT-RJ o administrador do PJe Joselino Rocha de Souza, o analista de infraestrutura Marcos de Souza Valle e o responsável pelo suporte operacional do PJe, Orocil Pedreia Júnior.