08 de junho de 2020 . 13:20

Ações da campanha estadual contra o trabalho infantil começam nesta terça (9)

Começam nesta terça-feira (9) as atividades da campanha estadual pelo 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. Devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, o tema deste ano é “Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”. O objetivo é alertar para o possível aumento dos casos em decorrência da crise. 

No Rio de Janeiro, a campanha é organizada pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Trabalhador Adolescente (FEPETI-RJ), em parceria com o Acordo de Cooperação para Combate ao Trabalho Infantil no Estado do Rio de Janeiro, da qual a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (AMATRA1) é signatária, e outras instituições.

“É imprescindível que se dê maior visibilidade à situação em que se encontram crianças e adolescentes no Brasil, a fim de que a sociedade, principalmente em momentos de crise como este, atue para superar as desigualdades que agravam as vulnerabilidades da infância”, destaca Gloria Regina Ferreira Mello, representante da AMATRA1 no Acordo de Cooperação para Combate ao Trabalho Infantil no Estado do Rio de Janeiro e no FEPETI-RJ.

Leia mais: Na pandemia, Justiça do Trabalho tem sido bastião de direitos, diz Flávio Alves
Anamatra lança campanha contra trabalho infantil em redes sociais
Semana da Conciliação do TRT-1 firma 215 acordos e totaliza quase R$ 14 milhões

Com a necessidade de afastamento social para evitar a proliferação do coronavírus, as atividades de conscientização da sociedade e do Poder Público sobre a necessidade de proteger crianças e adolescentes da exploração serão feitas à distância. O webinário “A Empresa no Enfrentamento do Trabalho Infantil” vai abrir o mês de ações, nesta terça-feira (9), das 10h às 12h. O encontro virtual entre representantes da Furnas, da Fundação Abrinq e do FEPETI-RJ será pela plataforma Zoom. Clique aqui para se inscrever.

Na sexta-feira (12), a data será marcada por um Webinário do Canal Futura com a participação do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), do Tribunal Superior do Trabalho, da Organização Internacional do Trabalho, do MPT e da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT). 

Também no dia 12, o Cristo Redentor redentor será iluminado na cor azul das 19h às 20h. “‘Vestir’ o azul na noite do dia 12 tem por fim sinalizar que a luta contra o trabalho infantil ainda não acabou e que temos um longo caminho em direção a um mundo em que crianças não sejam privadas da sua infância”, afirma a procuradora regional do Trabalho e coordenadora do Acordo de Cooperação, Maria Vitória Rocha.

A divulgação de vídeos promocionais contra o trabalho infantil produzidos pelo TRT-1 e pela  Orquestra Juvenil Carioca - Orquestra das Escolas também fazem parte da agenda.

As iniciativas estaduais pelo 12 de junho fazem parte da Campanha Nacional e Mundial de  Contra o Trabalho Infantil, coordenada pelo FNPETI, pela Justiça do Trabalho, pela OIT e pelo MPT. Iniciada no dia 3, a campanha conta com diferentes ações em todo o mês de junho, como o lançamento da música “Sementes”, dos rappers Emicida e Drik Barbosa, nesta terça-feira (9).

Veja a programação completa da campanha no Rio de Janeiro:

09 de junho - 10h

Webinário - Empresas no Enfrentamento do Trabalho Infantil

Participantes: Cláudia Tenório -Furnas, Djair Siva - Fundação Abrinq e Maria América Diniz Reis FEPETI/RJ

Plataforma: Zoom

Inscrição: pelo link

12 de junho - 19h

Iluminação do Cristo Redentor

Responsáveis: Arquidiocese do Rio de Janeiro, Pastoral do Menor RJ, Acordo de Cooperação para Combate ao Trabalho Infantil - RJ e FEPETI/RJ.

Divulgação do vídeo da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca - Orquestra das Escolas - Secretaria Municipal de Educação RJ

Responsáveis: Secretaria Municipal de Educação RJ, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA-Rio, Acordo de Cooperação para Combate ao Trabalho Infantil - RJ e FEPETI/RJ.

Link acesso: https://www.youtube.com/orquestranasescolas

15 de junho - 15h

Live: Combate ao Trabalho Infantil – Diálogos e Reflexões no Âmbito Social

Participantes: Regina Leão – Conanda e Pastoral do Menor RJ, Elizabeth Serra – Rede Rio Criança, Sérgio Henrique Teixeira – Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do rio de Janeiro – ACTERJ, Eugênio Marques – Superintendência Regional do Trabalho -SRTb/RJ e FEPETI/RJ

Organização: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos/ SEDSODH – Fundação para a

Infância e Adolescência/FIA

Plataforma: Canal YouTube Rede FIA

16 de junho - 15h

Roda de Conversa - A participação das Entidades Formadoras da Aprendizagem nas Ações de Erradicação do Trabalho Infantil

Participantes: Ana Paula Rosalino - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos/ SEDSODH, Glória Mello - Acordo de Cooperação para Combate ao Trabalho Infantil - RJ, Isabelle Ranzeiro – Camp Mangueira e FEAP/RJ, Eugênio Marques - Superintendência Regional do Trabalho -SRTb/RJ e FEPETI/RJ

Plataforma: YouTube – FEAP RJ

23 de junho 

Roda de Conversa: Os CRAS na identificação e no acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil na cidade do Rio de Janeiro - o PETI em questão

Participantes: Diretores e técnicos dos CRAS, Deildo Jacinto dos Santos e Fabiana Pereira – Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos – SMASDH/Rio

Plataforma: Zoom < VOLTAR