18 de janeiro de 2022 . 12:07

Adriana Leandro e Aline Leporaci lançam livro ‘Manual de Sentença Trabalhista’

Com objetivo de auxiliar os candidatos dos concursos para a magistratura do Trabalho, as juízas Adriana Leandro, 1ª vice-presidente da AMATRA1, e Aline Leporaci vão lançar o livro “Manual de Sentença Trabalhista - Compreendendo a Técnica da Sentença Trabalhista para Concurso”. O evento de lançamento será na Livraria do Wilsinho, no Centro do Rio de Janeiro, em data a ser definida quando os índices da pandemia da Covid-19 na cidade forem favoráveis.

Dividida em capítulos teóricos e práticos, a obra aborda os aspectos mais importantes a serem observados pelos candidatos na terceira fase do concurso para a magistratura. A juíza Adriana Leandro destaca que a leitura é direta, para facilitar o entendimento dos estudantes.

“Lançamos o livro com muita alegria. De forma despretensiosa, apostamos em uma linguagem simples e objetiva para compreensão da técnica da sentença, sempre com o apontamento de exemplos e fruto do que interagimos na prática e com os alunos. Pretendemos desmistificar a sentença, que compõe uma das partes mais complexas da prova”, afirma.

Leia mais: MPT faz seleção de artigos para livro digital até 31 de janeiro
Minissérie ‘Maid’ retrata precarização do trabalho de empregadas domésticas
Wanessa Matteucci e Michael McCloghrie assumem novas varas do Trabalho

A motivação da obra, conta Aline Leporaci, foi a defasagem de livros atualizados sobre a fase de sentença trabalhista. Segundo a juíza, o conteúdo traz tudo que é necessário para o candidato se sair bem no exame. 

“Resolvemos fazer um livro para falar tudo que o candidato precisa saber para elaborar uma boa sentença trabalhista. Trouxemos dicas de como formular sentenças, ordem de julgamento, como dispor a questão do relatório, fundamentação e dispositivo, análise do ônus da prova, possíveis pegadinhas de provas, posicionamentos mais cobrados pelo TST, entre outros.”

Além da apresentação dos conceitos, os candidatos também vão poder aplicar os aprendizados na área de atividades. “Inserimos modelos de partes de sentença que são importantes e caem com frequência nas provas da magistratura; exercícios para auxiliar na fixação de jornadas de trabalho, uma vez que o tópico de horas extras é cobrado em praticamente todas as provas; e sentenças inéditas elaboradas por nós, com a respectiva ordem de julgamento e sugestão de redação”, adianta Aline. 

Publicado pela Freitas Bastos Editora, o livro já está à venda, por R$ 72. Clique aqui para saber mais informações.

*Matéria atualizada em 25 de janeiro de 2022, às 13h05. < VOLTAR