28 de outubro de 2019 . 12:14

Adriana Leandro participa do TJC em colégio estadual no Rio

A vice-presidente da AMATRA1, Adriana Leandro, conversou sobre a Justiça do Trabalho com alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual João Alfredo, em Vila Isabel, no Rio de Janeiro, na sexta-feira (25). O encontro faz parte da fase de palestras de magistrados nas escolas públicas participantes do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). Para Adriana, a roda de conversa com os adolescentes teve como objetivo “mostrar a importância de ter conhecimento sobre os acontecimentos do dia a dia de modo geral”.

“Além de falar sobre a relevância da atuação da Justiça do Trabalho e de conhecer seus próprios direitos, abordei temas como uberização, crescimento do trabalho informal, inteligência artificial no ambiente de trabalho e os mitos do trabalho infantil, destacando a relevância de debater esse assunto na sociedade”, disse a juíza.

Vice-presidente da AMATRA1, Adriana Leandro falou sobre temas como uberização e trabalho infantil para alunos do 1º ano do Ensino Médio

A professora de química Cristina Guimarães, representante do colégio no programa TJC, optou por realizar as atividades com quatro turmas do 1º ano. “A princípio, seriam as turmas de 3º ano, mas eu e a coordenadora acreditamos que vai ser mais eficaz trabalhar o assunto com os alunos que terão mais algum tempo na escola”, explicou.

No bate-papo, Adriana Leandro falou sobre discriminação e assédio no ambiente profissional. “Muitas pessoas sofrem com isso, é uma realidade na vida de muita gente. Com o assédio, o trabalhador adoece, se sente pressionado. Às vezes, pede demissão e recorre à Justiça do Trabalho”, afirmou.

Leia mais: Uber é condenada a pagar verbas trabalhistas a motorista no Ceará
TRT-1 transfere feriado para o dia 31 e altera prazos processuais
Anamatra discute políticas pela erradicação do trabalho escravo

A juíza conversou, ainda, sobre os benefícios da aprendizagem, tanto para os jovens quanto para as empresas. Ela respondeu os questionamentos dos alunos, que perguntaram sobre os processos trabalhistas, trabalho informal e a formação necessária para se tornar magistrado do Trabalho.

Alunos se preparam para fase de Culminância do TJC

Além da palestra com a juíza Adriana Leandro, os estudantes tiveram aulas com o conteúdo da “Cartilha do trabalhador em quadrinhos”. A professora Cristina disse que a publicação desperta interesse nos jovens por usar um vocabulário de fácil entendimento. “Eles gostam bastante. Incentivei que estudassem o conteúdo não só para a escola, mas para poder ajudar em alguma situação em casa também”.

Professora de química conversou sobre o conteúdo da 'Cartilha do trabalhador em quadrinhos' com os alunos após fase de capacitação do TJC

Cristina contou que os estudantes já estão desenvolvendo as apresentações para a Culminância, última fase do TJC. Os temas escolhidos para as exposições foram assédio no trabalho e discriminação de gênero e raça. “A experiência está sendo ótima porque contribui para que eles adquiram conhecimento e se tornem cidadãos melhores”, concluiu Cristina.

Sobre o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania

O “Trabalho Justiça e Cidadania” (TJC), de iniciativa da Anamatra e realizado pelas Amatras nas regiões, promove encontros entre magistrados do Trabalho com estudantes e professores de escolas públicas. As atividades têm como objetivo promover a divulgação dos direitos dos trabalhadores e noções de ética por meio de reflexões e discussões entre os participantes.

< VOLTAR