04 de maio de 2023 . 14:04

Aline Leporaci e Bianca Merola vão lançar ‘Manual Prático do Direito do Trabalho’

Na próxima quinta-feira (11), as juízas do Trabalho e associadas da AMATRA1 Aline Leporaci e Bianca Merola vão lançar o livro “Manual Prático de Direito do Trabalho”, pela Editora Método, voltado a todos que se interessam pelo tema, sobretudo aos que pretendem ingressar na Magistratura Trabalhista. O evento será na Livraria Leitura, na Rua do Ouvidor, 98, no Centro, a partir das 18h.  

As autoras apresentam, na parte teórica, todo o conteúdo de Direito do Trabalho, explicado de forma objetiva, com conceitos, posicionamentos e definições, além de diversas decisões do Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre o tema estudado e, para arrematar, trazem questões nos moldes das dissertativas de concursos para a Magistratura do Trabalho, com as sugestões de resposta.

Capitaneada por Aline, juíza do Trabalho há 20 anos e autora do livro “Manual de Sentença Trabalhista”, a obra reúne doutrina, jurisprudência e aplicação prática do Direito Trabalhista para concurso. “Quando tive a ideia de escrever o livro neste formato, eu pensei em convidar alguém para escrever comigo que fosse de um concurso mais recente e que tivesse uma visão mais atual, em certos aspectos, do que a minha. Lembrei da Bianca e foi um encontro maravilhoso porque ela é uma juíza excelente e uma ótima pessoa. Para mim, foi um prazer ela ter aceitado, e a gente fez uma parceria muito legal”, afirmou Aline. 

Bianca Merola, juíza há pouco mais de dois anos, se sentiu desafiada pelo convite de Aline e muito honrada por ter sido lembrada pela colega que tanto admira. E acrescentou: “Me encantei pela ideia do livro uma vez que a proposta era ser um manual prático, atualizado e com jurisprudência dos tribunais superiores, para que as pessoas pudessem se manter atualizadas. Acredito que o livro atenda a todas as pessoas, pois é um manual objetivo, que visa testar, por meio das questões, aqueles que queiram prestar concurso e atualizar aqueles que já atuam na área trabalhista.”

Conheça as autoras 

Aline Leporaci

Juíza Titular da 20ª Vara do Trabalho, no Centro do Rio, Aline Leporaci foi aprovada em 1º lugar no Concurso 2003-II, para Juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1). É professora de Direito Individual e Coletivo do Trabalho e Direito Processual do Trabalho em cursos universitários de pós-graduação e em cursos preparatórios para concurso da Magistratura do Trabalho (curso Prof. Aline Leporaci). Autora do livro “Manual de Sentença Trabalhista”, também leciona esta disciplina.

Bianca Merola

Juíza do Trabalho desde agosto de 2020, em Campos dos Goytacazes, Bianca Merola é professora e coordenadora no curso Prof. Aline Leporaci. A juíza é pós-graduada em Direito Processual do Trabalho. 

Leia mais: Luciana Conforti é eleita presidente da Anamatra e Ronaldo Callado, secretário-geral

Anamatra e AMATRA1 se manifestam sobre ação da Corregedoria-Geral

Sede da AMATRA1 tem tarde de poesia com a primeira Roda de Leitura

Imagem: Divulgação < VOLTAR