15 de outubro de 2021 . 16:18

Alunos se apresentam na última fase do TJC, nesta segunda (18)

A última etapa do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), em que os alunos apresentam ludicamente os temas aprendidos no decorrer da ação, será realizada na próxima semana. A Escola Municipal Margarida Trindade de Deus, de Araruama, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, fará a primeira culminância, na segunda-feira (18), às 15h. O evento terá transmissão na plataforma Google Meeting

Nesta edição, devido à pandemia da Covid-19, as atividades do TJC foram à distância. Na sexta-feira (22), às 9h, será a vez dos estudantes da Escola Municipal André Gomes dos Santos, também de Araruama, mostrarem criativamente o que aprenderam nas fases anteriores.

Em parceria com a Prefeitura de Araruama, a AMATRA1 viabilizou o curso de formação dos professores por videoconferência, ainda em outubro de 2020. Após o treinamento, o conteúdo da Cartilha do Trabalhador foi trabalhado em sala de aula com os 240 alunos dos dois colégios participantes.

Leia mais: Promovida pelo CNJ, Semana da Conciliação será de 8 a 12 de novembro
Chapas para as eleições da AMATRA1 podem ser inscritas até o dia 3
‘Constitucionalismo Feminista’ é tema de webinário da Anamatra Mulheres

Também à distância, as juízas do Trabalho Áurea Sampaio, ex-presidente da AMATRA1, e Anelisa Marcos de Medeiros fizeram palestras para os estudantes. As magistradas tiraram dúvidas sobre temas como trabalho infantil e aprendizagem profissional.

O programa proporcionou, ainda, visitas virtuais às varas do Trabalho dos juízes Ronaldo Callado, Áurea Sampaio, Mônica Cardoso, Roberta Carvalho e Anelisa Medeiros. Os adolescentes puderam acompanhar audiências remotas, ver a atuação da Justiça na prática e fazer perguntas sobre o funcionamento do Judiciário.

O TJC foi criado pela Anamatra, em 2004. Desde então, é desenvolvido pelas Amatras regionalmente. O projeto busca aproximar a sociedade da Justiça e passar noções de cidadania, ética e direitos básicos aos estudantes de colégios públicos no Brasil. < VOLTAR